• Home
  • Blog
  • Fomentando vendas com o marketing de influência

Fomentando vendas com o marketing de influência

Tempo de leitura: 5 minutos

Em nossos artigos anteriores, apresentamos quem são os influenciadores e micro-influenciadores digitais  e porque você deve cogitar utilizar uma influencer como sua revendedora digital.

Influencers são profissionais que geram conteúdo para as diversas plataformas virtuais de relacionamento, como o Instagram, o Facebook e o YouTube e que dialogam com um público bem segmentado, que confia em suas opiniões e se engaja com os conteúdos gerados, multiplicando o poder de alcance de suas mensagens. Uma estratégia que combine o trabalho de grandes Influencers, micro-influenciadores e parceiros de venda ‘comuns’ pode ser a receita para o sucesso.

Esse artigo pode ajudar a entender qual o melhor momento para utilizar ao seu favor diferentes perfis de influencers e parceiros de venda.

  1. Apresentando seu produto com um Influencer de peso
  2. Convencendo com micro-influenciadores
  3. Parceiros Comuns
  4. Conclusão

1 – Apresentando seu produto com um Influencer de peso

Grandes Influencers tem um status de celebridade junto ao seu público, eles têm um grande número de seguidores e são reconhecidos como símbolos de glamour e referência em lifestyle

Se o seu cliente não conhece seu produto ainda e você precisa apresentá-lo, um Influencer de trajetória bem consolidada e com um grande número de fãs pode ser seu aliado ideal. 

Presentes nas diversas redes sociais, é principalmente no YouTube que os influencers movimentam a maior audiência. O Brasil é o segundo país em que os internautas passam mais tempo assistindo vídeos no YouTube, perdendo apenas para os Estados Unidos, 310 mil canais de vídeos online são brasileiros.

Procure influencers que tenham afinidade com o seu produto. Esse é o grande diferencial. Quando você encontrá-lo, procure uma forma de cativar esse público. Três ações que podem fazer o seu influencer simpatizar com sua empresa e produto são:

  • Convide-o para conhecer sua empresa. (com certeza ele vai postar essa visita nas redes dele).
  • Forneça um kit com seus produtos ou roupa. (provavelmente ele postará essa simpatia em suas redes).
  • Combine o jogo. Muitas vezes um modelo baseado em performance e não em cachê fixo pode ser o melhor modelo para ambas as partes.

2 – Convencendo com micro-influenciadores

Com um público menor e mais segmentado que o dos grandes influenciadores, o micro-influencer também pode auxiliar em sua estratégia de vendas porque sua opinião tem para seu público valor de autoridade. 

O micro-influenciador é um especialista em sua área de atuação, e pode mostrar qual o melhor modo de utilizar o seu produto para aqueles que já procuram uma solução como a que seu produto oferece.

Seu micro-influenciador também pode ajudar a trabalhar uma boa estratégia de Storytelling.

Storytelling é um termo em inglês que significa “contar histórias”, no marketing, a expressão remete a arte de apresentar uma ideia ou produto partindo de uma narrativa coesa, com começo, meio e fim. 

Se o seu produto é daquele tipo difícil de convencer quando você mostra um site com foto e descritivo do produto, mas que você consegue convencer rapidamente contando uma ‘estorinha’ do produto, esse pode ser o melhor caminho. Um exemplo prático não me sai da cabeça. Um cliente nosso vende pingentes, anéis e colares. Parecia mais um produto semi-joia comum. Mas quando ele disse que cada pingente era único, derivado de uma folha natural real, o produto ganhou todo um encanto diferente.

3 – Parceiros comuns

Os influencers estão no topo da onda, mas nunca devemos esquecer do poder dos pequenos. Pense que hoje em dia praticamente tem algum tipo de presença em redes sociais. Quando não em redes sociais, todos tem um círculo de amizades que usualmente se comunicam por meio de Whatsapp.

Não raro temos hoje grupos de whatsapp de interesses variados com 9.000 pessoas. Um simples envio de produto nesses grupos pode gerar vendas. Mais ainda, quando falamos de pessoas comuns, o poder de influência pode ser ainda maior que de um influencer. Pense por um minuto se você não daria ouvidos ao seu irmão ou irmã que indica um produto que ele conhece, para seu uso. Dessa forma, cada vez mais tem sido comum que pessoas comuns vendam mediante um comissionamento.

Trata-se de um público que não pode ser deixado de lado.

Conclusão

Para apresentar o seu produto para o seu cliente e para fidelizá-lo você pode otimizar o uso da tecnologia e das redes sociais se aliando com um time diversificado de parceiros de vendas. Influencers, micro-influencers e parceiros comuns podem mostrar para o seu cliente as melhores razões para confiar no seu produto e um bom planejamento pode fazer com que cada um dos seus parceiros de vendas leve a mensagem certa na hora mais adequada: um grande Influencer pode chamar a atenção para o seu produto e servir como um cartão de visitas, micro-influenciadores podem ensinar no detalhe qual o melhor uso para o seu produto e educar seu público e os revendedores de sua marca podem advogar pelo seu produto no cotidiano, ajudando a expandir suas vendas. Mas, para que todos esses profissionais possam ter o melhor rendimento, você pode oferecer uma solução digital que possa servir como vitrine e canal de vendas. O Flip.net é a solução certa para ajudar seu time de parceiros de vendas a espalhar a mensagem de seu produto e vender mais. Conheça o Flip.net em <https://flip.net.br/>.

Fábio de Oliveira

Sócio da Empresa Infotechnology que criou o produto Flip.net. A plataforma Flip.net cria o modelo de venda por parceiros pessoa física e jurídica. Mestre em Engenharia da Computação pelo IPT-São Paulo, ex-professor de pós graduação em Marketing Digital, trabalhou em diversas empresas de e-commerce, tendo sido alocado em projetos internacionais em San Bruno (Califórnia) e Banglore (India). Atualmente, possui cases de sucesso em modelos de venda baseada em performance de parceiros em empresas como Avon, Arezzo, Malwee e diversas empresas de médio porte.