O que é Social Selling?

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O Social Selling é um processo de desenvolvimento de venda que permite aos vendedores direcionar suas prospecções estabelecendo relacionamento através das conexões existentes.

Você já deve ter ouvido falar de Social Selling, mas talvez não tenha certeza do que significa.

Em síntese, o Social Selling permite que seu negócio acelere as perspectivas de negócio através das mídias sociais e construa relacionamento com potenciais leads. Corretamente estabelecido, a venda social pode gerar resultados bastante satisfatórios. Segundo uma pesquisa da Forrester empresas que investem em programas de social selling geram mais receita. 

Caso você ainda não tenha incorporado o Social Selling em seu funil, certamente está perdendo business para concorrentes mais experientes em social media. 

O que é Social Selling?

A venda social é uma técnica que visa usar os canais de mídia social de uma marca para construir relacionamentos com prospects, desenvolvendo  conexão. O método pode ajudar as empresas a atingir suas metas de vendas.

Construir e manter relacionamentos dentro de uma rede em que você e seu cliente confiam pode ser muito mais fácil, pense no Social Selling como a construção de um relacionamento moderno. 

A venda social ajuda a construir relacionamentos reais

A venda social ajudará seus parceiros a construírem relacionamentos reais. Um artigo da Forbes afirma: “87% dos profissionais de eventos de negócios cancelaram eventos por causa da pandemia e 66% adiaram os eventos” 

A construção de relacionamentos e networking mudaram devido à pandemia COVID-19, e esse pode ser o momento perfeito para priorizar a Venda Social.

O Social Selling cria oportunidades para novas conexões com potenciais clientes através das mídias sociais, onde eles já estão ativos e engajados em conversas. Isso significa que você pode contatar o público que já tem interesse no que você está ofertando e se conectar autenticamente com eles, oferecendo informações e conteúdos úteis na hora certa.

Seus clientes já estão engajados na compra social

Se considerarmos o grande volume de pessoas que atualmente utilizam as principais mídias sociais, o potencial para as marcas utilizarem as vendas sociais é enorme:

  • 4,2 bilhões de pessoas em todo o mundo são ativas nas principais mídias sociais.
  • As plataformas de mídia social ganharam 490 milhões de usuários apenas em 2020.
  • Um aumento de 13,2% — 2019 teve uma taxa de crescimento de 7,2%.

Fonte: The Global State of Digital 2021

Além disso, grande parte desses usuários estão utilizando plataformas sociais para pesquisa de marcas. Resumidamente falando, esses usuários estão se preparando para comprar.

Fonte: The Global State of Digital 2021

Seus principais concorrentes já estão vendendo socialmente

Utilizar o Social Selling significa manter-se competitivo. Segundo dados da Statista “Em 2020, cerca de 25% das empresas de comércio eletrônico em todo o mundo planejavam vender seus produtos nas mídias sociais” 

Agora, considere os números:

  • 200 milhões de usuários do Instagram visitam um perfil pelo menos uma vez por dia e 81% dos usuários do Instagram estão pesquisando produtos e serviços na plataforma.
  • 18,3% dos usuários americanos do Facebook fizeram uma compra via Facebook em 2020.

                                               Fonte: eMarketer

Quais são as melhores redes de venda social?

Depende do seu público-alvo e da sua abordagem para a venda social.

Instagram e Twitter são ótimas plataformas para interagir com os clientes. Eles possuem espaços virtuais que auxiliam a comunicação. Mas você pode apostar em WhatsApp e Facebook.

O LinkedIn, no entanto, é uma plataforma mais formal, ideal para empresas B2B que buscam conectar-se com potenciais clientes através de um relacionamento profissional.

Plataforma de Social Selling

Se fizer sentido para você, invista em uma Plataforma de Social Selling, ela permitirá que o seu negócio seja escalável,  permitindo uma visão clara de tudo que está realmente funcionando. 

No Brasil, a plataforma Flip.net apoia empresas não somente com a tecnologia, mas com outros aspectos que são necessários para implementação desse modelo. Contando com o know-how de implementação em empresas de pequeno, médio e grande porte, esse expertise pode favorecer empresas sem experiência prévia a iniciarem mais rapidamente e terem resultados mais rápidos em um nível de investimento relativamente baixo.

Vendas sempre foram sobre construir relacionamentos, estabelecer credibilidade e fornecer as soluções certas para as perspectivas certas no momento certo. Vender socialmente é assim também. Ele simplesmente aproveita as mídias sociais para ajudá-lo a construir relacionamentos, expandir sua rede, simplificar a geração de leads e cumprir suas metas de vendas!