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TOP 3: As Melhores Práticas para Otimizar seu Programa de Parceiros Digitais

Tempo de leitura: 4 minutos

Há quanto tempo sua empresa já possui um programa de marketing e vendas através de parcerias? Seja 10 minutos ou 10 anos, faz sentido você comparar o seu desempenho com as melhores práticas de mercado que têm gerado resultados extraordinários.

Algumas empresas que ainda estão de fora e não utilizam esse canal de marketing e vendas, acreditam que isso é apenas um detalhe e que faria uma pequena diferença em seus negócios. Isso poderia ser verdade alguns anos atrás, mas hoje esse não é mais o caso.

Uma pesquisa realizada nos EUA com mais de 1200 empresas com programas maduros de marketing e vendas através de parceiros digitais mostrou o seguinte:

Mais da metade dos participantes responderam que o programa de parceiros representa mais de 20% da sua receita, e um quarto deles respondeu que representa mais de 30%.

Com esse amadurecimento do mercado e resultados expressivos gerados através deste tipo de canal, cada vez mais CEOs e diretores/gerentes de marketing, têm dedicado sua atenção para este modelo, reconhecendo a força e importância desta iniciativa para o crescimento e fortalecimento dos seus resultados digitais.

Confira abaixo as TOP 3 melhores práticas para implementar e escalar seu modelo de parceiros para obter os melhores resultados do seu novo canal de marketing e vendas:

1) O crescimento do seu programa de parceiros está crescendo na mesma proporção do crescimento do seu negócio? Ou de acordo com suas metas de crescimento?

Não existe uma regra que dita que seu programa de parceiros deve crescer no mesmo ritmo do seu negócio, porém é importante analisar essa comparação de crescimento para verificar se você está explorando da melhor forma o seu programa de parcerias.

Melhor prática: Explorar o potencial das parcerias via e-commerce.

O setor de parcerias para o e-commerce está crescendo muito rápido e praticamente toda empresa com venda via e-commerce tem a oportunidade de aproveitar esse crescimento. Até mesmo empresas com modelos maduros normalmente possuem um enorme potencial, mas ainda não estão aproveitando essa área no Brasil. Na maioria dos casos, o programa de vendas através de parceiros digitais para potencializar os resultados do e-commerce nem existe ainda.

2) Você está aproveitando o potencial de performance de todos os principais segmentos e categorias de parceiros?

Nessa mesma pesquisa feita em 2018 nos EUA, com profissionais de marketing de grandes empresas ao redor do mundo, os entrevistados responderam que 55% do resultado dos seus programas de parcerias vinham através de influencers, criadores de conteúdo e afiliados. Porém os outros 45% vinham de outras fontes.

Melhor prática: Explorar o potencial de outras principais categorias de parceiros.

Atualmente categorias como clientes, funcionários, revendedores, empreendedores e empresas estratégicas estão sendo subutilizadas nos modelos de parceria.

Imagine o potencial para seu negócio se cada funcionário se tornasse um vendedor digital e proliferador social em escala do seu negócio. Além de cada cliente poder fazer o mesmo, sem atrito e de forma prática e rápida, sendo recompensado por isso. Também revendedores que hoje atuam apenas no offline, possuem um enorme potencial de gerar resultado em vendas. Todas essas categorias atualmente estão sendo, em geral, ignoradas no cenário brasileiro.

3) O seu plano de comissionamento está alinhado com os seus verdadeiros objetivos?

Quais as métricas e KPIs que seu time está acompanhando? Faturamento total? Custo de aquisição de cliente? Faturamento médio por parceiro por mês? O seu plano de comissionamento está alinhado com o incentivo ao crescimento dos seus principais KPIs para atingir seus objetivos?

Melhor prática: Alinhar seu plano de comissionamento de acordo com seus objetivos para incentivar os efeitos desejados e dos KPIs acompanhados.

Ações de alinhamento como:

  • Recompensar parceiros baseando-se em LTV (crescimento de faturamento gerado ao longo do tempo);
  • Incentivar com maior comissão produtos ou serviços de categorias com maior margem;
  • Comissionamento dinâmico baseado em estoque para incentivar equilíbrio de oferta;
  • Comissionamentos maiores para categorias de parceiros socialmente mais engajados na divulgação da marca.

Este tipo de iniciativas e ajustes estratégicos de incentivo fazem toda a diferença no crescimento do seu programa de parceiros alinhado com os seus objetivos e KPIs.

O canal de marketing e vendas através de um programa de parceiros se mostrou extremamente relevante e faz sentido estar envolvido com as melhores práticas de mercado. 

Se você deseja uma análise consultiva detalhada do seu programa de parceiros, fique à vontade para entrar em contato com nossa equipe do Flip.net. Nós temos uma equipe de estrategistas prontos para examinar seu programa através da nossa expertise de mercado e fazer sugestões de melhoria baseado em nossa experiência de gerir os maiores programas de parceiros digitais do Brasil.

O Flip.net ajuda as marcas líderes de mercado a construir parcerias comerciais sólidas que geram extraordinário crescimento do negócio. A Plataforma de Gerenciamento de Parceiros (PGP) Flip.net é uma solução SaaS, de ponta a ponta, para criar, gerenciar, analisar e prever resultados futuros de programas de vendas e marketing por parceiros. Diversas grandes marcas no Brasil utilizam nossa tecnologia para impulsionar e gerenciar milhões de reais em vendas, com centenas de milhares de parceiros ativos em todo território nacional.