A maior parte das grandes empresas já possuem um E-learning ou em tempos de Udemy, Coursera e LinkedIn Learning, simplesmente entendem que não faz sentido o custo de ter uma plataforma de E-learning para suas redes de parceiros, sejam eles afiliados, revendedores, influencers ou afins.
Contudo, na maioria das vezes o E-learning existente atende necessidades muito mais específicas (como treinamento interno de funcionários), ou não tem as características de integração ao seu programa de parceiros que o tornem um diferencial.
Neste artigo vamos elencar 5 vantagens de integrar a sua plataforma de E-learning ao seu programa de parceiros, ainda que você tenha um E-learning interno na sua empresa.
Na maioria das vezes um programa de parceiros recai no processo de divulgação e venda de produtos com ganho mediante performance. Sempre que você possui um produto com peculiaridades ou possibilidades variadas de uso, um E-learning pode ajudar sua rede a entender o produto e por consequência, aumentar as chances de uma divulgação mais assertiva. Além disso, o treinamento pode servir como um fortalecimento de marca, usando as mesmas técnicas de brand training utilizadas há anos para funcionários internos.
Quando a plataforma de treinamentos está vinculada ao seu programa de parceiros, você pode precificar seus treinamentos em valor acessível de forma que um conjunto grande de participantes possam trocar os créditos acumulados – que estão abaixo de um valor mínimo para resgate financeiro – pelo treinamento. Dessa forma, ao precificar treinamentos, você não só cria a percepção de valor para os treinamentos como também dá uma alternativa de resgate para parceiros que não atingiram um valor mínimo para saque em valor monetário.
Da mesma forma que uma nova opção de resgate é percebido como algo positivo pelos participantes do programa, sobretudo para os treinamentos de baixo investimento, o resgate de treinamentos pode fortalecer a economia financeira dos programas. Ao resgatar seus créditos com treinamentos, o saldo acumulado diminui, gerando um saldo acumulado menor em médio prazo. Em análises feitas com clientes do Flip.net, estima-se que a economia financeira dos programas fique entre 15% a 25%, o que é significativo em programas maduros com faturamento expressivo. Além disso, oferecer um treinamento pode reduzir significativamente o número de chamadas de suporte que sua equipe interna receberá de parceiros, clientes e usuários finais, gerando uma redução de custos dessa área.
Quando você cria um treinamento para a sua base de parceiros, ele deve focar em aspectos práticos do seu produto. Dessa forma, se você possui um treinamento de dermocosméticos, por exemplo, é possível que durante o processo de aprendizagem o parceiro compre o seu produto para colocar em prática o conteúdo aprendido. Assim, ele não só ganha experiência teórica, mas também prática, ao mesmo tempo que o treinamento se torna uma oportunidade de venda dos produtos da sua empresa.
Assim como no item 4, o mesmo acontece se você provê um treinamento de “Como vender no WhatsApp” ou “Técnicas de divulgação em Facebook”. A primeira reação do participante será seguir o tutorial proposto pelo treinamento, que na maioria das vezes ajudará na divulgação da sua marca ou produto.
Ao automatizar a infraestrutura do programa e tornar mais fácil para os parceiros treinarem e fazerem negócios com você, você oferece uma proposta atraente que ajuda no crescimento contínuo e na maior produtividade em longo prazo.
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