Se você está pensando em criar um programa de parceiros (também conhecido como modelo de performance) em sua empresa, mas ainda não está convencido de que o impacto valerá o esforço e investimento, você veio ao lugar certo. Segundo pesquisa da Forrester, o marketing de performance é atualmente uma indústria de quase U$6,8 bilhões.
As marcas já começaram a reconhecer que as formas tradicionais de marketing já não estão mais funcionando tão bem quanto antes, e o modelo de performance tem recebido uma fatia cada vez maior dos orçamentos dos profissionais de marketing. Forrester cita que mais de 80% dos profissionais de marketing alocam 10% de seu orçamento em modelos de performance.
Uma das vantagens do modelo de performance, é a capacidade na criação de relacionamento através de seus parceiros. Considerando o valor que seu parceiro pode trazer, é importante entender sua força, ou o que faz parte da sua essência. Mas, acima de tudo, o marketing de parceiros tem enraizado a ideia de criar e fortalecer relacionamentos. Essas relações são apenas entre parceiros
Continue lendo para saber mais sobre as 5 principais razões pelas quais você deve aproveitar um programa de parceiros agora.
O parceiro não é um canal que habita em um silo, ele pode ter relação com muito mais do que o último clique de uma transação. Um exemplo simples: sites de conteúdo, blogueiros e influenciadores que podem servir como ponto de impacto na jornada de um comprador, mas que, no entanto, não recebem o reconhecimento que merecem. Há também casos em que o canal do parceiro não impacta os modelos de primeiro ou último clique, mas ainda estão dentro do clickstream.
Em um programa de Social Selling, um parceiro pode aproveitar a pesquisa paga e táticas de SEO para monetizar seu conteúdo através de links de parceiros. Isso também pode ser interessante para criadores de conteúdo em redes sociais, como por exemplo: personal stylist, que podem ter uma loja personalizada com suas peças favoritas em um e-commerce de roupas; ou uma maquiadora, que ao ministrar um curso pode indicar produtos de sua loja personalizada dentro de um e-commerce de cosméticos.
Entender como o programa de parceiros funciona em conjunto com os outros canais, é um componente crítico para o seu sucesso com esse novo canal.
Um dos aspectos mais atraentes de um programa de parceiros é a simples vantagem de um pagamento baseado em performance.
Parceiros, influenciadores ou revendedores só recebem uma comissão quando fazem uma venda. Ainda que seu parceiro não consiga efetivar uma venda o seu trabalho ainda serve como uma publicidade gratuita que pode reforçar a sua marca.
Anteriormente mencionado, um dos pontos mais impactantes do programa de parceiros é dado através da sua capacidade de criar e nutrir relacionamentos. A relação do seu parceiro com o seu público é uma das mais importantes. Os parceiros gastam tempo considerável criando conteúdo, e estamos falando sobre conteúdo de qualidade no qual o seu público se interessa, e se conecta. Entendendo sobre o que ressoa melhor, permite que seus parceiros recomendem elementos de campanha que muitas vezes não foram pensados pela sua equipe. Os parceiros entendem bem sobre sua demografia e seu público, e ainda podem direcionar subconjuntos desses públicos que podem se adaptar ainda mais.
Seus parceiros conhecem melhor o seu público, isso porque são ótimos em criarem conexão e relacionamento. Esse conhecimento é capaz de evoluir grande parte da confiança que eles trabalham duro para construir. E isso significa que seu público confia no que os parceiros dizem, especialmente em um produto ou serviço que estejam recomendando.
Um programa de Social Selling é tudo sobre parceiros se empenhando diligentemente em nome de uma marca para endossar serviços e produtos de uma forma natural, que realmente impactam o seu público.
Ainda que o boca-a-boca tenha sido um dos métodos mais eficazes para endossar produtos e serviços desde o início do comércio, faz todo sentido que sites parceiros, blogueiros e plataformas de mídia sociais só intensifiquem esse meio de marketing. Não é mais a marca que vende diretamente um produto para seu público, mas em vez disso alguém que seu público já confia, e se identifica. A emoção dos parceiros transfere para o público e com o auxílio de todos os pontos de demonstração e prova o produto passa a ser bem reconhecido e recomendado, os consumidores fazem compras, e o mais importante, eles repetem. Isso fortalece a sua afinidade com a sua marca, e cria lealdade. Consumidores gastam lealmente em produtos porque enxergam o valor, e o programa de parceiros pode servir como estimulante para fazer isso acontecer.
Pesquisa da Forrester aponta “Empresas que investem em parceiros geram mais receita”.
O relatório da Forrester “Invest In Partnerships To Drive Growth And Competitive Advantage” pesquisou 454 empresas em diversos locais do globo, chegando a conclusões interessantes com relação ao modelo de vendas por parceiros no digital. Criamos um breve documento resumindo o relatório completo, acesse clicando aqui.
Nos últimos 20 anos, o programa de parceiros evoluiu, amadureceu e se tornou uma forma bem desenvolvida e sofisticada de marketing que, em muitos aspectos, deu aos canais mais tradicionais uma verdadeira corrida para o seu dinheiro. É o canal perfeito de baixo risco e alta recompensa para conteúdo e marketing de parceiros, influenciadores e revendedores.
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