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7 formas de divulgar seu programa de afiliados

Tempo de leitura: 6 minutos

Várias plataformas já possuem esse poderoso mecanismo de vendas embutido. Você facilmente pode habilitar links únicos para cada um dos seus parceiros,  ‘trackear’ as compras ou cliques que são gerados por meio daquele link e remunerar conforme uma política pré-estabelecida. Considerando o ‘novo normal’, onde empresas vão procurar novos canais de vendas e pessoas vão procurar formas alternativas de renda, este modelo tende a ganhar relevância.

Essa mecânica de afiliados permite conectar revendedores digitais ou influencers que passam a vender o seu produto e são remunerados baseados em performance. Alguma empresas vão além tornando clientes ou funcionários afiliados da sua marca. Mas como tirar o máximo proveito dessa forma de vender? Criamos um texto explicativo com sete formas para divulgar o seu programa de afiliados, revendedores digitais ou venda por parceiros no digital.

 

1 – Crie uma landing page explicativa do programa.

O primeiro ponto para o sucesso é ter o programa muito bem explicado com regras de como funciona a parceria, sobretudo a política de remuneração. Uma landing page explicativa é a porta de entrada para o parceiro que deseja fazer parte do programa. A comunicação deve estar 100% adequada ao público que se deseja atingir. Quanto à estruturação, a landing page deve conter as seguintes seções:

  1. Um topo atrativo que incentive o visitante a continuar a leitura;
  2. Um passo a passo de como criar a sua loja;
  3. As vantagens e política de remuneração do programa;
  4. Se possível, um vídeo explicativo do programa
  5. Um FAQ, com as principais dúvidas que o seu parceiro pode ter
  6. Call to action’ para a criação da loja e inscrição no programa.

Você pode ver uma landing page de referência, neste link, que possui a explicação do programa da ZZMALL https://loja.zzmall.com.br/entrar/. Deixe claro sempre que o cadastro está sujeito à aprovação e a aderência aos termos de uso do programa.

 

2 – Crie chamadas para o programa no seu web site

Um ponto importante para aqueles que estão formando a sua rede de parceiros  é aproveitar os atuais canais digitais para divulgação. Criar  links de chamada em seu próprio e-commerce ou site convidando os visitantes a se tornarem parceiros de vendas é essencial. Um link do tipo “Seja um consultor digital e lucre com isso” ou “Seja um revendedor dos nossos produtos”  que direcione para a landing page explicativa pode ser a sua principal fonte de novos parceiros. Esse link vai atrair aquele público que com frequência entram em contato com você para entender como eles podem vender o seu produto, mas que hoje ficam de fora porque você não possui um sistema de controle e remuneração desses parceiros.

3 – Crie um e-mail marketing divulgando o seu programa de parceria

Perceba que as mesmas técnicas de marketing digital tradicional que são usadas para vender o seu produto, também podem ser usadas para divulgar o seu novo programa de afiliados. Criar um e-mail marketing com a mesma identidade visual da sua landing page e enviar para sua base de clientes, leads e parceiros é uma forma efetiva de divulgar o programa. Não esqueça dos ‘call to actions’ convidando o parceiro para se inscrever. 

Não pare no e-mail inicial, crie um fluxo com sua agência ou profissional de marketing para incluir o programa na pauta, como por exemplo, divulgando novas funcionalidades, cases de sucesso de parceiros que já fazem parte do programa ou qualquer assunto que possa ajudar no engajamento e expansão da rede.

 

4 – Divulgue continuamente nas suas redes sociais

Atualmente uma boa parte do seu público acompanha você nas suas redes sociais. Não deixe de divulgar que agora você possui um programa para parceiros digitais. Crie postagens regulares com novidades para deixar o seu público a par do programa e ações que justifiquem postagens.

Por exemplo, você pode aumentar o percentual de remuneração de categorias específicas do site em uma promoção de Black Friday. Essa promoção gerará engajamento da  rede atual de parceiros. Mas uma vez divulgada incentivará novas inscrições.

 

5 – Crie campanhas de Google Ads e campanhas pagas em redes sociais

Algo que as empresas que participam neste tipo de programa devem saber facilmente é o CPA (Custo por Aquisição) e ROI (Return on Investiment) que cada novo parceiro de venda traz. De posse desses dados, fica fácil montar um planejamento de investimento em marketing digital visando  atrair um número de parceiros maior para a ferramenta. 

Também é importante segmentar quais tipos de parceiros apresentam o melhor retorno no médio prazo, de forma a calibrar o discurso das campanhas para esse segmento específico. 

Uma campanha específica que não pode faltar são as chamadas campanhas de remarketing que aparecem em outros sites para os clientes que iniciaram o cadastro sem conclui-lo

 

6 – Crie um vídeo mostrando a ferramenta/programa

Um vídeo de um a dois minutos explicando o programa e aspectos gerais da ferramenta pode ser um diferencial importante. A maior dificuldade deste tipo de programa de afiliados é fazer seu público entender que esta pode ser uma fonte de renda interessante e sem muito esforço por parte dele. Sugere-se criar um vídeo não no momento do  ‘go-live’ do programa, mas cerca de 2 a 3 meses após inicia-lo. Isso porque este vídeo já vai conter o aprendizado de gatilhos de interesse dos seus parceiros já cadastrados. 

 

7 – Use fluxos de inbound marketing

Também após cerca de dois ou três meses do inicio do programa, quando estiver claro os perfis de parceiros que mais trazem resultados, vale a criação de novos vídeos, e-books e materiais que atraiam esse perfil específico. Se você identificou que seu público de influencers é o que mais gera lucros, crie um material “Como se tornar um influencer e ter lucro com os produtos da ‘minha marca'”. Neste e-book explique como outras influencers tiveram sucesso mostrando aspectos específicos do produto. Seja criativo e entenda as expectativas dos seus parceiros. 

Se você possuir uma ferramenta de inbound marketing, crie fluxos de automação de forma a enviar novos materiais para aqueles usuários que se interessaram por um material anterior.

 

Conclusão

Como todo novo canal de vendas, um esforço de divulgação é necessário. Contudo, é essencial ter o programa de uma forma profissional que permita a cada novo parceiro cadastrado acompanhar as vendas que são geradas pela ferramenta e o lucro de uma forma clara e transparente. Mesmo em players de grande porte, uma preocupação constante é garantir que toda venda gerada pela loja do parceiro seja efetivamente comissionada em um processo livre de erros técnicos e operacionais. 

Seguindo esses passos menos de 6 meses você poderá ter uma rede atuante de milhares de parceiros vendendo seus produtos em uma relação de ganha-ganha.

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