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A importância de novos canais de venda online

Tempo de leitura: 2 minutos

Em tempos de crise as empresas costumam se reinventar. Atualmente existem muitas empresas que são de pequeno e médio porte tentando achar um lugar no mundo online. Como explica Chris Andersen no clássico “A cauda longa”,  a internet abriu espaço para o marketing de nicho. Se você possui um produto exclusivo ou que não tenha concorrentes direto, um e-commerce pode ser uma alternativa. Contudo, quem já entrou na briga para ter um e-commerce rentável sabe que não é uma guerra fácil. Se você de alguma forma entra em combate com o budget  milionário de marketing das grandes empresas, a guerra está perdida. 

Perceba no Google, entrar em luta direta com o budget milionário das grandes empresas é uma causa perdida:

Um modelo pouco explorado no Brasil é venda por meio de parceiros, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Trata-se também de um modelo conceitualmente simples. Ele pode se assemelhar  ao do modelo consagrado de venda diretas. Você fomenta uma base de parceiros que vendem o seu produto. Uma vez que eles tenham vendido, você paga uma comissão, seja pela diferença de valor do produto (na venda direta), seja pelo comissionamento para a pessoa jurídica. 

As vantagens desse modelo são evidentes:

  1.  Você não fica na mão de uma grande empresa, mas sim de uma rede de parceiros. Se um vier a falhar com você, os demais estarão lá (seja ele pessoa física ou jurídica).
  2. A comissão é paga na venda, e não na divulgação,  diferente de campanhas de Google Adwords ou Redes sociais.
  3. Trata-se de um modelo real de ganha-ganha, pois o risco para seu parceiro de divulgação é mínimo, a venda todos os parceiros ganham;
  4. Hoje está muito em voga os micro-influencers. Pessoas físicas que tem uma presença online de 1000 a 15000 pessoas. Eles vão ter prazer em. simplesmente divulgar um link e lucrar com isso (enquanto você vende seu produto).
  5. A integração com redes sociais e Whatsapp é fundamental.

Conclusão.

Iniciar no online usando as técnicas tradicionais exige uma verba muito alta e os riscos são muito grandes. Iniciar na venda por parceiros, diminuir o risco e forma uma rede de pessoas e empresas que passam a divulgar sua marca e produto mediante uma comissão. Por isso, o iFlip, catálogo digital que não ocupa espaço no celular da revendedora, não precisa ser baixado, é integrado ao Whatsapp e permite controlar, engajar e expandir  sua rede de revendedoras online. Caso a empresa possua e-commerce, ele pode ser integrado ao e-commerce, mas funciona bem sem e-commerce também. Além disso, o iFlip é um produto da Infotechnology, empresa que é parceira da Avon no projeto Conecta que conecta mais de 1.5 milhões de revendedoras online. Trata-se de uma experiência que vai fazer a diferença para o seu negócio de revenda online. 

Fábio de Oliveira

Sócio da Empresa Infotechnology que criou o produto Flip.net. A plataforma Flip.net cria o modelo de venda por parceiros pessoa física e jurídica. Mestre em Engenharia da Computação pelo IPT-São Paulo, ex-professor de pós graduação em Marketing Digital, trabalhou em diversas empresas de e-commerce, tendo sido alocado em projetos internacionais em San Bruno (Califórnia) e Banglore (India). Atualmente, possui cases de sucesso em modelos de venda baseada em performance de parceiros em empresas como Avon, Arezzo, Malwee e diversas empresas de médio porte.