Nós do time do Flip.net, sempre acreditamos na importância dos múltiplos canais de vendas usando o digital. Nesse momento complicado, muitas empresas desejam rapidamente saltar do offline para o online. Também muitos parceiros, tais como lojistas, distribuidores, prestadores de serviço, de uma hora para outra, ficaram impedidos de trabalhar. Nosso compromisso é encurtar o prazo de implantação dos nossos clientes e ajudá-los encontrar formas criativas e rentáveis de vender e remunerar essa cadeia de parceiros, nesse momento fragilizado. Acreditamos que a curva de digital e o ecossisstema como um todo poderá sair fortalecido. Os dados reforçam, com a crise do COVID-19, a curva de vendas no digital teve um acréscimo acentuado .
Todos os países da Europa afetados pelo Coronavírus, tiveram um reforço e crescimento do canal de vendas online, tanto de produtos quanto de serviços. No Brasil, antes da crise, as vendas usando o digital já cresciam. A curva de novos entrantes no e-commerce mostra que tende a ocorrer um reforço.
Os projetos de e-commerce tendem a ser relativamente longos, leva um tempo para criar um e-commerce lucrativo, além de ser necessário um esforço massivo em mídia digital. Criar um e-commerce agora significa estar 100% operacional em 4 meses (indo além do trabalho da agência). Ou seja, esperamos que a crise já tenha passado nesse tempo.
Também implica em tirar da jogada quem mais vai precisar vender seu produto em algum tempo: sua rede de parceiros lojistas ou distribuidores. Por isso acreditamos que o Flip.net pode ser a solução nesse momento de crise.
Nossa missão, junto com nossos clientes é criar alternativas de remuneração de parceiros pessoa física e pequenos comerciantes. O Flip.net permite criar modelos de remuneração e ferramentas para a ‘ponta final’ indicar o produto no digital e manter seu fluxo financeiro. Tudo isso, sem a necessidade de se arriscar com contatos pessoais com o cliente comprador. Tudo ocorre de forma digital.
Uma típica configuração do Flip.net remunerando múltiplos parceiros:
O Flip.net em seu modelo simples não envolvem projetos de customização, mas apenas parametrização, sendo muito mais rápido e simples do que implementar um e-commerce. Ele vai te apoiar no momento em que você mais precisa. Estamos trabalhando 24 horas por dia para implementar rapidamente os novos parceiros que aderem ao modelo.
Ao contrário do e-commerce onde o empresário está sozinho na empreitada, o Flip.net é inclusivo, remunerando uma cadeia que participa da venda e que te ajudam a divulgar o produto. O investimento em marketing digital que cairia nos bolsos fundos do Facebook, Instagram, Google, é dividido entre uma rede de brand advocators, influencers, distribuidores ou lojistas que diretamente ou indiretamente participaram da venda, criando valor para toda a rede.
Dificuldade fiscal e contábil para justificar pagamentos a pessoa física é algo do passado. Para exemplificar, nos últimos anos, empresas como Magazine Luiza, por responsabilidade social e por análise do potencial do modelo, apostaram pesado em venda com parceiros pessoa física, por meio do “Magazine Com Você” faz ser possível a qualquer pessoa possuir uma loja online https://www.magazinevoce.com.br/ e ser remunerado a cada venda. O Flip.net cria modelos similares, de forma 100% aderente fiscal e contabilmente.
Conclusão
Apesar da crise, acreditamos que o mercado como um todo poderá sair fortalecido, abrindo novos canais digitais e procurando soluções alternativas.
Fábio de Oliveira
Sócio da Empresa Infotechnology que criou o produto Flip.net. A plataforma Flip.net cria o modelo de venda por parceiros pessoa física e jurídica. Mestre em Engenharia da Computação pelo IPT-São Paulo, ex-professor de pós graduação em Marketing Digital, trabalhou em diversas empresas de e-commerce, tendo sido alocado em projetos internacionais em San Bruno (Califórnia) e Banglore (India). Atualmente, possui cases de sucesso em modelos de venda baseada em performance de parceiros em empresas como Avon, Arezzo, Malwee e diversas empresas de médio porte.