Com a Pandemia, muitas empresas entenderam a importância de abrir novos canais de venda no digital. Seja com a venda por meio de influencers, equipes de venda interna ou revendedores digitais. Mas como criar um modelo de vendas no digital baseado em performance de forma rápida, econômica e segura?
Com a experiência da implementação de modelos de venda digitais por parceiros em empresas de grande porte, com realidades e visões de marca tão diferentes e complexas, assim como implantação de modelos de vendas por parceiros para dezenas de empresas de médio porte, fizemos um consolidado dessas experiências em dicas para empresas que desejam entrar nesse modelo de venda por parceiros digitais. Vamos responder aqui as 5 perguntas mais comuns:
Sim, é possível criar os modelos de forma 100% formal. Empresas de grande porte não perdem tempo com informalidade. A prova concreta é que você pode ver são empresas como Magazine Luiza, Arezzo e as já tradicionais de venda direta (como por exemplo Avon), usando o modelo digital para alavancar as suas vendas. Dessa forma, estando com a consultoria fiscal / contábil correta e com a ferramenta correta, é possível ter o modelo 100% formal.
Sim, é uma meta comum e 100% aceitável aumento da sua receita de digital em torno de 30-40% dos patamares atuais para empresas maduras digitalmente. Também o percentual de conversão aumenta em 7-8%. É bem intuitivo, o cliente tem uma fase de descoberta do seu produto antes de chegar ao site, no contato com seu parceiro de venda. Quando ele chega no seu site, ele está mais decidido a comprar o produto. Para empresas imaturas digitalmente(ex.: sem e-commerce) a curva de aceitação do produto tende a ser mais rápida, pois você obtem advocators digitais que se propõe a falar do seu produto.
SIM, muitas empresas no mundo já usam o modelo de venda por parceiros para produtos premium. No Brasil, o processo iniciou com resultados excepcionais. É necessário cuidado na escolha e aprovação dos parceiros que venderão a sua marca. Fale conosco para saber mais.
Nem sempre, se você já possui um conjunto de parceiros de venda que vendem por meio de revistas ou catálogos físicos, eles podem não aceitar diretamente ter uma app ou e-commerce.
Uma estratégia que criamos no Flip.net para quebrar a barreira de entrada digital foi a criação do Flipbook – Catálogo digital e-commerce.
Com a ocorrência da Pandemia, algumas empresas precisaram abrir novos canais de vendas e o modelo de vendas por parceiros digitais ficou em alta. Dessa forma, os cuidados que as empresas têm que ter no momento de contratar a plataforma são diversos, tais como: Qual a dificuldade, caso eu deseje trocar de e-commerce? A ferramenta exige algum novo fluxo operacional? A ferramenta pode ser integrada ao meu ERP ou ao e-commerce? Preciso mudar algo do ponto de vista operacional? O modelo é 100% formal fiscalmente? O que acontece quando eu escalar o número de parceiros do ponto de vista financeiro?
O Flip.net é a plataforma tecnológica que permite a criação de modelos de influencers e revendedores digitais com baixo investimento e 100% formal. Acoplamos a ferramenta ao seu e-commerce atual, independentemente da plataforma. A ferramenta é a mais completa do mercado, tendo apoio de catálogo e loja digitais no e-commerce, landing page e app. Nós temos a confiança de grandes players do mercado e mais de 3 anos desenvolvendo o modelo para empresas de médio e grande porte. Entre em contato para saber mais.
Fábio de Oliveira
Sócio da Empresa Infotechnology que criou o produto Flip.net. A plataforma Flip.net cria o modelo de venda por parceiros pessoa física e jurídica. Mestre em Engenharia da Computação pelo IPT-São Paulo, ex-professor de pós graduação em Marketing Digital, trabalhou em diversas empresas de e-commerce, tendo sido alocado em projetos internacionais em San Bruno (Califórnia) e Banglore (India). Atualmente, possui cases de sucesso em modelos de venda baseada em performance de parceiros em empresas como Avon, Arezzo, Malwee e diversas empresas de médio porte.