O relacionamento que você cria com seus parceiros pode determinar o sucesso do seu programa. Estabelecer um relacionamento a longo prazo, pode trazer diversos benefícios, como agregar maior valor ao seu produto, aumento de performance, parceiros mais engajados e comprometidos e resultados surpreendentes. As vantagens são claras, porém nenhum parceiro permanecerá no seu programa se não estiver satisfeito com seu relacionamento.
Por tanto, separamos algumas dicas que vão ajudar a construir uma relação positiva, que irá garantir parceiros felizes, satisfeitos e dedicados.
Construir um bom relacionamento com a pessoa certa é muito mais fácil. Encontrar parceiros que se adequem à sua marca deve ser a base do programa.
Em caso de parceiros influenciadores, não escolha um influenciador apenas levando em conta seu número de seguidores.
Se você optar por um parceiro cujo público-alvo não corresponde ao seu, muito provavelmente os resultados não serão satisfatórios. É por esse motivo que um dos principais fatores que devem ser considerados é a demografia do público.
Outro fator importante, e que também deve ser considerado, é o nicho e o conteúdo que o parceiro produz. Isso pode dizer muito sobre ele. Faça uma pesquisa em suas redes sociais, para ter melhor noção de sua personalidade.
Se possível, opte por pessoas que já conheçam sua marca, que já compram seus produtos, ou compartilharam alguma experiência positiva com relação a sua marca em redes sociais. Lembre-se, o seu cliente pode ser seu parceiro digital ideal, e se você ainda não explora esse público, a sua empresa está deixando dinheiro na mesa.
A melhor forma de encontrar parceiros que já são seus clientes fiéis é checando os conteúdos gerados pelos usuários. Os posts que seus clientes publicam podem revelar um possível parceiro que já é seu fã. Revise o conteúdo em que sua marca está marcada, atente-se aos comentários em suas publicações de redes sociais, blog, ou canal de YouTube. Você também pode aproveitar para analisar conteúdos com hashtags relacionadas à sua marca.
Além disso, colaborar com um parceiro que já usou organicamente sua marca, pode te dar mais chances de apoiá-lo através de incentivos com seus produtos, ao invés de um cachê.
Caso você opte por influenciadores, lembre-se que eles podem receber diversos e-mails e DMs de marcas que gostariam de se conectar com eles. Escrever uma mensagem genérica pode não causar uma boa impressão. É necessário que você se destaque entre as outras marcas por ser único e pessoal.
Seja direito, independentemente do tipo de parceiro que você procura, procure explicar porque você quer colaborar com ele.
Performance e engajamento baixos são mais prováveis de acontecer se você não estiver aberto sobre suas expectativas.
Diante disso, proponha uma conversa aberta e compromissos fundamentais. No entanto, não é tudo sobre o que você quer, mas também sobre o seu parceiro espera do seu programa.
Se a sua intenção for uma parceria onde o público acredite na autenticidade do seu parceiro, dê a ele a liberdade de expressar sua criatividade. Principalmente se forem influenciadores, pois a maioria são criativos, e estão constantemente criando conteúdos interessantes e relevantes para seus seguidores. Mostre admiração por sua criatividade.
Não cometa o erro de assumir o controle total das publicações de seus parceiros, colocar palavras na boca de seus parceiros tornará seu programa muito engessado. Permita que eles interajam com seus seguidores em sua própria voz, assim você terá um conteúdo mais transparente e mais atraente para o público.
Você terá resultados melhores se o seu parceiro promover sua marca de forma autêntica. Especialmente quando você começar a aumentar o seu número de parceiros dentro do seu programa. Imagine o quão fidedigno parecerão se os seus parceiros postarem conteúdos semelhantes sobre a sua marca, mas com abordagens diferentes.
Os parceiros devem mostrar os benefícios do uso do seu produto ou serviço. O conteúdo não deve se assemelhar com um comercial, por tanto, busque focar nas experiências.
Nessa altura você já conseguiu definir boa parte de como vai funcionar o relacionamento com seus parceiros, mas existe um fator que pode ser decisivo para o sucesso do modelo. A plataforma que o seu parceiro vai utilizar no seu programa. É necessário que seja de fácil compreensão, bem explicado e de preferência que exista uma área de faq, com as respostas das principais perguntas, e uma equipe ágil e preparada para responder dúvidas específicas. Se você ainda não escolheu seu provedor de tecnologia, indicamos que leia o texto “Como escolher um fornecedor para criar seu modelo ideal de vendas por parceiros – Social Selling”.
O modo como você aborda seus parceiros e as decisões que você toma durante o programa é o que definirá o curso do seu relacionamento. É crucial que você trate seu parceiro como um devido parceiro, e não como um funcionário. Não se esqueça que seu parceiros têm diversas opções de programas de parceiros, e ele vai ficar com a que mais bem se relaciona com ele.
Por fim, tenha em mente que não basta seguir somente esses passos, é importante que você continue aprimorando e inovando seu modelo. Atente-se com as novidades do mercado, e não deixe de acompanhar o seu concorrente.