Influenciadores digitais são uma realidade e estão em franca ascensão no mundo. E de acordo com o site Statista, esse crescimento deve continuar nos próximos anos.
Hoje, algumas vantagens para trabalhar com influenciadores digitais já conhecidas são:
Mas poucas vezes são abordadas as vantagens de utilizar estratégias que envolvam influenciadores para seu e-commerce. Este artigo foca especificamente nas vantagens de usar permuta com influenciadores.
Quando você trabalha com permutas, a percepção de valor para o seu influenciador de ganho é muito maior do que o seu custo. Isso por si só, leva a um decréscimo agressivo no custo das campanhas. Vamos comparar um exemplo simples:
Custo Postagem | Custo em Dinheiro | Custo em produto | Economia |
R$100,00 | R$100,00 | R$70,00 | R$30,00 por postagem |
Dessa forma, quanto maior o markup, maior a percepção de valor agregado do cliente.
A permuta é um ótimo método de gerar reconhecimento em um mercado que você talvez não conseguisse alcançar de outra forma. Nela, o público do influenciador é exposto aos seus produtos, aumentando a prova social deles.
De acordo com o site mavrck.co 49% dos consumidores baseiam-se em recomendações de influenciadores, 70% de adolescentes dizem que eles confiam em influenciadores mais do que em celebridades. Além disso, 70% do público confia em recomendações de pessoas que eles não conhecem.
Você pode incluir o seu produto como parte dessa campanha (ex.: pedindo um vídeo de unboxing do mesmo) e aumentando a exposição do mesmo.
Ter no estoque produtos parados significa o “congelamento” de um capital que poderia estar sendo investido.
Um dos benefícios da permuta com influenciadores é a possibilidade de usar esse estoque parado para pagar o influencer. O produto enviado não necessariamente precisa ser divulgado também, mas pode servir de moeda de troca, uma vez que esse é o tipo de pagamento dessa parceria.
Influenciadores podem ajudar você a reposicionar o seu produto. Historicamente temos cases de empresas como a Havaianas que começou tentando ser uma opção prática e barata de calçados. Porém, em contrapartida, pelos preços baixos, a imagem já associada a classe C, poucas opções de cores e sem novidades em modelos, no início dos anos 90 a marca começou a enfrentar uma crise. Até que perceberam que o uso das sandálias por pessoas conhecidas e influentes poderia aumentar sua aceitação em todos os estratos sociais.
Em um trabalho junto de celebridades, a marca conseguiu se emplacar em grandes boutiques mundiais. Isso ocorreu “presenteando” celebridades, criando um processo de vínculo da marca com grandes estrelas de Hollywood.
Esse mesmo processo pode ser feito em uma escala menor (e com menor budget) para a sua marca, afinal, fazendo a escolha certa de influenciadores (por exemplo, escolhendo influenciadores classe A, B) você pode vincular o seu produto a um público premium, eventualmente reposicionando sua marca.
Se você vincula suas permutas com influenciadores a processos operacionais que já existem no e-commerce, você aproveita as atividades já consolidadas no e-commerce, sem a necessidade de fluxos alternativos.
O que pode parecer um ganho secundário, é de grande valor quando a sua campanha escala e você envia permuta para centenas ou milhares de parceiros.
Conclusão
Entende-se que as permutas no e-commerce podem ser um grande diferencial. As vantagens desse tipo de estratégia vão muito além de um bom relacionamento com um influencer, passando por valorização do produto,economia com campanhas e até mesmo uma oportunidade de reposicionamento de marca.
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