• Home
  • Blog
  • Benefícios da criação de uma rede de parceiros de venda online

Benefícios da criação de uma rede de parceiros de venda online

Tempo de leitura: 5 minutos

Independente do seu negócio, há a possibilidade de você vender mais se tiver uma rede de parceiros que ajude você vender seus produtos e seja remunerada mediante comissão, caso venda. Trata-se de um modelo 100% baseado em meritocracia. Quem vende mais, recebe mais, quem não vende nada não recebe nada. Muitas empresas ainda relutam em entrar nesse modelo, por falta de alternativas tecnológicas e alto  custo operacional desse modelo. Mas com uso da tecnologia, essa realidade vem mudando. Além disso com cases de renomado sucesso, cada vez mais as empresas despartam para esse modelo. Listamos aqui porque sua empresa não deve ficar de fora.

Benefício 1 – Você vai vender mais

Esse é o benefício mais óbvio e possivelmente o mais importante. Quando você cria ou conecta sua rede de parceiros, você vai vender mais. Há diferentes formas de iniciar essa rede de parceiros de venda. Você pode conectar a rede de lojistas e revendas que já vendem os seus produtos. Criar ações que facilitem a divulgação do seu produto, em detrimento à dos seus concorrentes. Ou você pode iniciar redes do zero. Hoje com a internet e redes sociais, qualquer pessoa física e jurídica pode se tornar um parceiro de venda online. É comum os micro-influencers digitais aceitarem o desafio de vender o seu produto mediante comissão.

Benefício 2- Seu site / e-commerce terão mais visibilidade

Com mais parceiros de venda é intuitivo acreditar que você venderá mais por meio do canal de parceiros. Além disso, seus canais de e-commerce e site terão mais acessos também. Isso porque ao ter mais pessoas indicando os seus produtos em redes sociais / Whatsapp, gera a  melhora do page ranking do site, esse mecanismo faz seu site nas primeiras posições do Google de forma orgânica, pois um dos critérios que o Google usa é a quantidade de sites e pessoas que mencionam seu site nas redes sociais. Ou seja, o canal de parceiros reforçará o canal de vendas online padrão.

Benefício 3 – A tecnologia tornou o operacional mais barato

Se você monta uma rede de parceiros, deve ter o processo mais automático possível para que os parceiros saibam quanto e quando eles ganharão a comissão que lhes é devida. Também você deseja processos de pagamento da rede e acompanhamento automático, com pouco ou nenhum operacional para sua já sobrecarregada equipe. A boa notícia é que a tecnologia tornou o operacional de controle dessas redes de parceiro um processo fácil e simples. Em processos de venda de produtos, tecnologias como o split que permite ao sistema calcular a comissão no momento da compra e remunerar o parceiro de forma segura são a base para isso. Em processos de leads, há ferramentas que permitem que o parceiro controle em tempo real o fechamento do negócio e a comissão devida

Benefício 4 – Nunca foi tão fácil criar redes de parceiros de venda

Há alguns anos, o modelo de venda por parceria seria muito mais complexo. Mas hoje, de novo a tecnologia aliada às técnicas de marketing digital faz com que a criação de redes de venda seja um processo automático. O segundo passo que é o engajamento dessa rede para que ela seja efetiva nunca foi tão simples com sistemas web. Se o seu nicho de parceiros é B2B, com certeza há outras empresas de ramos complementares ao seu negócio que terá prazer em apoiá-lo nas vendas. Se o seu nicho é B2C, alavancar uma rede de parceiros pessoa física, usuários da internet pode ser fácil em uma realidade de micro-influenciadores digitais.

Benefício 5 – Grandes cases

Não está convencido ainda? Pense em alguns cases de sucesso de vendas de produtos por meio de parcerias. O Magazine Luiza estava endividada há 6 anos. Hoje com o modelo de vendas por parceiros e investimento em tecnologia (veja: https://www.magazinevoce.com.br/) , tornou-se uma das empresas mais rentáveis. A Polishop decolou online com modelo 100% baseado em parcerias. Não se aplica ao seu negócio? Podemos garantir que sim. A Avon, reconhecida pelas revendedoras por catálogo, já mudou o seu modelo para o online. Se você está em um ramo B2B com foco em geração de leads, esse modelo é mais adequado ainda. Pense em concorrentes do seu nicho de negócio que trabalham com parceiros. E mais ainda, você pode ter ações de engajamento para usar a sua rede de parceiros de venda atual para vender mais em canais que já existem.

Conclusão

Independente do tamanho da sua empresa, com certeza existe um mecanismo de venda por parceiros que vai alavancar a venda dos seus produtos. Se você não implementar, com certeza o seu concorrente irá implementar. Com a tecnologia certa e o foco, em pouco tempo as vendas decolam. A Infotechnology é a empresa que apóia outras empresas a montar sua rede de parceiros de venda online. Possui produtos como Pvd.leads que permite ao parceiro que gera os leads acompanhar todas as interações do cliente potencial desde navegação no site, proposta e venda. Também o iFlip, catálogo online que integra a rede de parceiros de venda. Além do Pvd.net, plataforma de afiliados construída no topo do seu e-commerce para modelos de revendedores online e afiliados.

Fábio de Oliveira

Sócio da Empresa Infotechnology que criou o produto Flip.net. A plataforma Flip.net cria o modelo de venda por parceiros pessoa física e jurídica. Mestre em Engenharia da Computação pelo IPT-São Paulo, ex-professor de pós graduação em Marketing Digital, trabalhou em diversas empresas de e-commerce, tendo sido alocado em projetos internacionais em San Bruno (Califórnia) e Banglore (India). Atualmente, possui cases de sucesso em modelos de venda baseada em performance de parceiros em empresas como Avon, Arezzo, Malwee e diversas empresas de médio porte.