Micro-influenciadores digitais

Tempo de leitura: 5 minutos

Em tempos em que um influencer de peso pode cobrar R$150.000,00 para participar da sua campanha, sem falar nos astronômicos cachês cobrados por grandes estrelas, um micro influencer pode representar ao mesmo tempo uma solução mais efetiva em vendas com um investimento menor. Outro grande diferencial, é que o micro influencer pode trabalhar com relação de parceria (sendo pago conforme o tráfego ou as vendas que gerar) e terá um alcance muito mais eficiente (apesar de menor).

Neste artigo, vamos abordar as vantagens de fazer de um micro-influenciador, um parceiro e um advocator da sua marca:

  1. Micro e Macro influenciador digital: quais as diferenças?
  2. Quem são os micro influencers no Brasil?
  3. Seu influencer pode ser seu parceiro de vendas?
  4. Conclusão

1 – Micro e macro influenciador digital: quais as diferenças?

Respondendo  em uma frase, um micro influencer é alguém que possui uma quantidade de seguidores menor que um influencer e por conta disso, sua mensagem atinge um número menor de pessoas nas redes sociais.

A ideia arraigada na publicidade tradicional de levar o seu produto a um número imenso de pessoas como sinônimo de sucesso não é verdadeira quando falamos de digital. Um pesquisa divulgada pela Forbes, que comparava o engajamento gerado por influencers e micro influencers mostra justamente o contrário. A realidade é que, quanto maior o número de seguidores, menor a taxa de engajamento. Nesse contexto, trabalhar com pessoas com nichos bem específicos pode ser muito mais vantajoso.

Imagem <https://mediakix.com/blog/what-are-micro-influencers/>

O que garante o sucesso dos micro influencers são relações mais próximas com o público, mas também a facilidade de atingir nichos muito específicos. Um novo termo tem sido usado nos Estados Unidos, para designar esse target cirúrgico do público que se deseja atingir: micro influencer marketing. Em resumo, a diferença entre o influencer e micro influencer está no tamanho da base atingida, nível de engajamento e alcance de nichos muito específicos. Por último, mas não menos importante, valores de cachê muito mais acessíveis.

2 – Quem são os micro influencers no Brasil

Você encontrará as micro influencers em todas as especialidades. A maquiadora Mariana Ramos (pouco mais de 50 mil inscritos no YouTube, de Curitiba, tem um estúdio para noivas, ela mostra sua rotina de trabalho, seu estúdio, os produtos que ela utiliza e conta histórias sobre como seu trabalho ajuda jovens noivas na conquista de seus sonhos de um casamento perfeito.

Também maquiadora, Roberta Campos, de Belo Horizonte, é mais focada em looks para o cotidiano, com pouco mais de 126 mil inscritos no Instagram, ensina mulheres a se maquiar. Um único vídeo tem mais de 4 milhões de visualizações no Youtube, outro canal forte da influencer.  

Cátia Duville (31 mil inscritos), deixou uma carreira promissora para trabalhar em casa, com mais tempo livre, cuidando melhor de si e de sua família, ela conta de sua rotina trabalhando com marketing digital e indica cursos para quem quer se especializar no seu segmento e, quem sabe, passar a ter uma rotina em trabalho home-office também.

Mas o que essas três micro-influenciadoras tem em comum?  Você já deve ter chegado à resposta: elas contam histórias que interessam ao seu público. Você vai encontrar influencers em toda e qualquer área, desde um encanador ensinando como trocar um cano furado, até um groomer, tosador de animais de estimação, mostrando como tosar o seu pet.  

Se seu micro-influenciador pode contar sobre como conseguiu realizar algo que é desejo de muitos, ele pode ajudar você a vender mais compartilhando sua experiência de como o seu produto ajudou a atingir um dado objetivo que é compartilhado por seus seguidores. Um relato de como seu produto ajudou alguém a realizar um sonho de superação, ou mesmo apenas a modificar a rotina ou executar uma tarefa mais facilmente pode ser o impulso que era preciso.

3 – Seu influenciador como parceiro de vendas

O que os influencers e empresários perceberam é que ao solucionar um problema ou contar sua história online, o influencer possui um grande poder de convencimento nas vendas.  Isso porque o paradigma principal não é a venda em si, mas sim resolver um problema qualquer. 

Alguns deles podem vender seus próprios produtos, mas outros podem vender produtos de terceiros. É comum o influencer oferecer vale desconto em determinado produto que ele apresentou no vídeo / blog em um e-commerce específico. Quando o cliente informa o vale, o influencer automaticamente ganha uma comissão.

Uma dificuldade dessa estratégia é que o influencer não tem como acompanhar as vendas que efetivamente indicou. Dúvidas podem surgir se ele está sendo remunerado corretamente e no médio prazo o modelo pode não ser viável.

Pensando nessa realidade, O Flip.net  ajuda a criar relações de parceria e ganha-ganha com seu parceiro influencer de modo mais prático. O grande diferencial é que o influencer acompanha em tempo real as vendas e a comissão que ganha, de forma a tornar a profissionalizar a relação.

Com o Flip.net, o influenciador pode oferecer os produtos que anuncia, direcionando os seus seguidores para as suas páginas. Tudo de forma simples e intuitiva. Esse modelo baseado 100% em performance, diminui o risco das ações que fazem uso de influencers.

Conclusão

Considerar micro influencers em sua estratégia digital pode ser o pulo do gato para garantir um espaço no concorrido mundo das vendas online. Apostar em técnicas tradicionais de investimento em mídias significa confrontar budgets de marketing digital multimilionários de grandes empresas, e na maioria das vezes resulta em fracasso. 

Fábio de Oliveira

Sócio da Empresa Infotechnology que criou o produto Flip.net. A plataforma Flip.net cria o modelo de venda por parceiros pessoa física e jurídica. Mestre em Engenharia da Computação pelo IPT-São Paulo, ex-professor de pós graduação em Marketing Digital, trabalhou em diversas empresas de e-commerce, tendo sido alocado em projetos internacionais em San Bruno (Califórnia) e Banglore (India). Atualmente, possui cases de sucesso em modelos de venda baseada em performance de parceiros em empresas como Avon, Arezzo, Malwee e diversas empresas de médio porte.