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O que são defensores da marca, brand advocators e como eles podem apoiar o seu negócio?

Tempo de leitura: 3 minutos

Uma empresa falando do seu próprio produto atualmente tem pouca credibilidade online, contudo o que seus clientes falam sobre seu produto tem um grande poder de influência sobre as marcas. Segundo uma pesquisa conservadora da Zendesk publicada no inc.com, 42% dos clientes tomam decisão de compra baseados em reviews de outros clientes.

Nesse cenário, ter clientes do lado da sua marca no ambiente digital, é algo formidável para qualquer marca. Trata-se de um depoimento espontâneo, que gera credibilidade, com baixo ou zero investimento. Isso é o que é chamado de branding advocate ou defesa da marca. No ambiente digital, significa que esses clientes vão mencioná-lo de forma positiva em redes sociais, Whatsapp e Blog e com isso suportarão um crescimento orgânico da marca.

Mas como fomentar esse tipo de comportamento por parte dos clientes?

Criando uma relação de empatia com os clientes no digital

Se analisarmos há alguns tipos de clientes, todos obviamente são valorosos para a empresa, pois são clientes, mas como fazer com cliente saida do status “cliente” e torne-se um defensor da marca? 

Uma pesquisa divulgada pela quicksprout, se o cliente teve uma interação positiva com sua empresa, há uma grande probabilidade dele fazer uma indicação positiva sobre o seu produto.

Essa pesquisa acaba demonstrando que clientes que tiveram uma experiência positiva com a sua marca tem grande chance de falaram bem do seu produto. A grande dificuldade do digital é que um depoimento positivo sobre o seu produto pode ser trabalhoso de ser construído para um cliente, mas ao mesmo tempo pode ser muito valoroso. E se você apoiasse o seu cliente na construção desse case de sucesso? E se você coletasse os dados para mostrar o antes e depois de um tratamento estético e você criasse o material em nome do seu cliente. Essa pode ser uma abordagem que diminui o  atrito para criar cases de sucesso.

Premiando seus defensores

A mesma pesquisa citada anteriormente mostra que, quando você premia os seus defensores por indicarem ou falarem bem de você, esse número tende a subir. Não há nada errado em premiar aqueles que falam bem do seu produto ou indicam novos clientes. O desafio desta abordagem é como torná-la escalável, seguindo o exemplo do Uber

Exemplo: Estratégia do uber para atrair novos clientes

Conclusão

Hoje as agências e times de marketing das empresas estão condicionadas a utilizarem técnicas muito padrões de marketing usando mídias pagas, SEO. Contudo, essas estratégias são mais do mesmo e raramente tem o efeito desejado quando concorrem com os budgets milionários de grandes empresas. Dessa forma, criar abordagens criativas e convidar seus clientes a compartilharem o sucesso que tiveram com seu produto tem impacto orgânico formidável para a maioria das empresas, evitando os custos de mídia altíssimos. Remunerar de forma séria essa rede que apóia seu produto no digital é essencial

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O Flip.net é a plataforma que permite às empresas criarem modelos de venda por parceiros pessoa física. Ela cria modelos de remuneração sofisticados, 100% formal do ponto de vista contábil e fiscal. O Flip.net permite a criação de modelos de indicação 100% baseado em performance para produtos e serviços. O Flip.net permite premiar seus defensores digitais em parceiros de venda. Clique para saber mais.

Fábio de Oliveira

Sócio da Empresa Infotechnology que criou o produto Flip.net. A plataforma Flip.net cria o modelo de venda por parceiros pessoa física e jurídica. Mestre em Engenharia da Computação pelo IPT-São Paulo, ex-professor de pós graduação em Marketing Digital, trabalhou em diversas empresas de e-commerce, tendo sido alocado em projetos internacionais em San Bruno (Califórnia) e Banglore (India). Atualmente, possui cases de sucesso em modelos de venda baseada em performance de parceiros em empresas como Avon, Arezzo, Malwee e diversas empresas de médio porte.