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Venda com influencers – É possível ter lucro e impactar socialmente?

Tempo de leitura: 3 minutos

Cada vez mais as empresas entendem que o trabalho com fins lucrativos pode sim gerar impacto social, e não há nada errado nisso. Pelo contrário, um modelo que possa atrair empresários e ao mesmo tempo gerar impacto social, trazendo vida mais digna a um número grande de pessoas deveria ser bem visto por todos. 

Ocorre hoje um fenômeno muito similar ao mercado futebolístico com influencers digitais. O sucesso de alguns poucos inspiram milhares de jovens. Enquanto um influencer na crista da onda pode cobrar a partir de R$150.000,00 por uma postagem em redes sociais, a maioria dos chamados micro-influencers recebe, quando muito, brindes por suas postagens em redes sociais.

Saindo da ficção e indo para a realidade, o jornal “O tempo” de Belo Horizonte, fez uma matéria muito interessante sobre as influencers da periferia. Não que as micro-influencers sejam em sua maioria de camadas menos privilegiadas, elas realmente estão em todas as camadas, mas o impacto que o digital pode trazer na vida dessas jovens é ‘fora da curva’.

Nathaly Dias, 26 anos, é dona de um canal financeiro focado em pessoas de baixa renda, às quais chama de ‘baixa rendinhas’.

https://www.otempo.com.br/interessa/blogueiras-da-periferia-tambem-sao-sucesso-na-internet-1.2247997

Qual o perfil dessas influencers?

Essas influencers são o que os marqueteiros costumam chamar de micro-influencers. Possuem públicos menores entre 8 a 100 mil seguidores. Elas têm em comum, terem nascido em época de redes sociais e internet, terem desenvoltura na criação de vídeos, textos, posts que mostram a sua perspectiva de realidade. Essa característica gera uma autenticidade e autoridade ímpar quando falam de produtos e serviços. Isso porque elas falam e mostram a realidade.

O desafio que elas têm pela frente é transformar o sonho em realidade. Como ganhar dinheiro (talvez não milhões), mas o suficiente para uma renda falando do que amam no digital? Ou pelo menos terem uma renda extra com o que gostam de falar? Para todas elas sobra energia e disposição.

A oportunidade de unir micro-influencers e empresários

Enquanto na outra ponta, empresários de diversos ramos lutam para entrar na venda online digital, criando campanhas pagas e disputando com os budgets multi-milionários de empresas já estabelecidas. Na maioria das vezes, essas  campanhas enchem os bolsos fundos Google e Facebook, gerando pouco ou nenhum resultado para os empresários. 

Por que não unir as duas pontas de empresários e micro influencers e aproveitar essa energia para alavancar as vendas dos empresários, ao mesmo tempo em que se remuneram essas jovens influencers? 

A sinergia é imediata. Elas possuem o público e afinidade digital. O empresário possui o produto e meios financeiros. Por que não uma parceria entre ambos?

O Desafio

O desafio é maior do que pode aparecer a primeira vista. De novo, o empresário tem a visão de ROI, ele espera que suas ações tenham resultados mensuráveis. Mas é muito dificil prever a receita que essas micro-influencers podem gerar. 

Além disso, esse modelo, ao contrário dos influencers de grande alcance, só é viável se o processo for escalável, ou seja, com pouco esforço operacional, também o processo deve ser replicável em larga escala.

Como viabilizar?

Nós do Flip.net acreditamos no modelo de venda por parceiros como uma forma de geração de lucros para os empresários, mas também para a geração de impacto social. O Flip.net permite remunerar as influencers mediante comissionamento, a partir das vendas que elas geraram. O modelo é escalável e permite a conexão de milhares de influencers, aproveitando canais de venda online já existentes na empresa.

Fábio de Oliveira

Sócio da Empresa Infotechnology que criou o produto Flip.net. A plataforma Flip.net cria o modelo de venda por parceiros pessoa física e jurídica. Mestre em Engenharia da Computação pelo IPT-São Paulo, ex-professor de pós graduação em Marketing Digital, trabalhou em diversas empresas de e-commerce, tendo sido alocado em projetos internacionais em San Bruno (Califórnia) e Banglore (India). Atualmente, possui cases de sucesso em modelos de venda baseada em performance de parceiros em empresas como Avon, Arezzo, Malwee e diversas empresas de médio porte.