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Cinco Razões para transformar uma influencer em sua revendedora digital

Tempo de leitura: 6 minutos


Contratar uma influencer está cada vez mais na moda hoje em dia…  mas por que algumas ações têm sucesso, enquanto outras são apenas um mau investimento?

Você pode encontrar maneiras para agregar o poder das influenciadoras digitais à imagem de sua marca. Fazendo com que seu consumidor associe seu produto ao quanto ele espera obter de um estilo de vida. Juventude”, “atitude”, “glamour” e “carisma” são algumas das ideias que sua influencer pode associar com sua marca.

Trabalhar a influencer como revendedora digital permite a você criar não apenas um vínculo com uma boa representante para a sua marca, mas estabelecer uma relação de ganha-ganha real. Este artigo ajuda você a pensar os melhores caminhos para utilizar o poder das influenciadoras digitais para renovar sua marca e vender mais. Nesse novo modelo que muitas empresas utilizam, a influencer ganha à medida que você vende.  Apresentamos cinco boas razões para transformar uma influencer em sua revendedora digital.

Falaremos aqui sobre:

  1. Atração por afinidade
  2. A nova revendedora digital
  3. Vínculo afetivo com a marca
  4. Influencers para atingir vários nichos de mercado
  5. Custo Benefício

1 – Atração por afinidade

O charme das influenciadoras pode atrair seu público-alvo: muitas pessoas veem as influenciadoras digitais como um modelo de lifestyle a ser seguido, associando sua imagem com a de um estilo de vida que gostariam de consumir. Um estilo de vida que pode se traduzir em um produto de beleza, em uma viagem ou em algo que se quer aprender. 

A identificação com um estilo de vida idealizado pode gerar desejo de consumir produtos que a influenciadora recomenda e demonstra enquanto utiliza. A influenciadora é uma representante de seus seguidores, e a representatividade é levada em conta por uma quantidade cada vez maior de pessoas, consumidores críticos que querem sentir que as empresas em que confiam levam em consideração sua identidade em cada detalhe.

2 – A nova revendedora digital

Dependendo de sua idade, talvez você lembre das reuniões domésticas que eram muito populares no Brasil há poucas décadas. As donas de casa se reuniam com suas amigas, parentes e vizinhas para receber a visita de uma revendedora, ela chegava com sua maleta de produtos para demonstrar artigos de higiene pessoal, cremes e maquiagens de múltiplas cores e todos os tipos de cosméticos. A reunião era para os participantes consumidores de um tipo de entretenimento social, e para a empresa que utilizava os serviços da revendedora um caminho lucrativo para fomentar vendas em estratégias que podiam ser consideradas de baixo orçamento.

Hoje, a influenciadora digital pode por meio de seu canal do YouTube ou de suas várias redes sociais, atrair um público muito maior e bem melhor segmentado que aquele que antes a revendedora atraia.

Com um simples vídeo, de 2 minutos, sua influenciadora pode exibir seu produto para milhares de pessoas chamando a atenção para sua marca em Stories do Instagram ou em Status do Whatsapp. 

A Avon utiliza esse modelo no seu e-commerce, onde as influencers ganham uma página de produtos já com um vídeo explicativo de como a influencer usa o produto. 

Página de Vendas de Influencer Avon

https://www.avonstore.com.br/loja-personalizada?avonconecta&sc=1&utmi_pc=1019964

3 – Vínculo afetivo com a marca

As revendedoras vendiam seus produtos para pessoas próximas, amparadas pelos seus relacionamentos emprestavam uma confiança à marca que resultava de suas relações afetivas.  O envolvimento que os seguidores de uma influencer tem com ela pode também ser considerado afetivo, e é muitas vezes até mais intenso: não é a relação de uma vizinha com outra, mas a relação de fã com ídolo. Se o seguidor ama sua influencer, ele também vai se apaixonar por sua marca e o afeto tornará o produto objeto de desejo. 

Um ponto importante ao fazer da influencer uma revendedora está na questão da afinidade real. Se hoje a influencer sugere uma marca e de repente ela passa a sugerir outra, pode ter sua credibilidade pode ser contestada, e também pode ficar evidente um vínculo somente comercial com a marca . Quando a influencer torna-se uma revendedora, a relação tende a ser mais duradoura.

4 – Influencers para atingir vários nichos de mercado

O perfil das influencers deve combinar com o da persona que sua empresa pretende conquistar. Mas se a ideia é levar sua marca para diferentes nichos, talvez se trate apenas de encontrar a influencer certa: muitas delas reúnem em si características capazes de agradar públicos distintos ao mesmo tempo. Além disso, influencers são consideradas pelos fãs como autoridades naquilo que apresentam e mostram que admiram, assim, as predileções de uma influencer são para seus fãs conselhos a serem levados a sério. 

5 – Custo Benefício

Nem sempre o trabalho da influencer terá o melhor resultado: Arii é uma jovem influenciadora de 18 anos com 2,6 milhões de seguidores. Ela falhou na tentativa de vender 36 camisetas em 13 dias. Se cumprisse o desafio a marca patrocinadora lançaria uma linha de produtos vinculada ao seu nome. Depois deste fracasso, alguns comentários de internautas podem ser considerados dicas importantes: um dos internautas apontava que as camisetas não se pareciam com as roupas que Arii realmente utilizava em seus looks, então por que os seguidores iriam desejá-las? (Fonte)

Se as influenciadoras tem toda abrangência que afirmam ter, por que não abraçar o cenário de ganha-ganha, onde a influenciadora é remunerada somente quando a venda ocorrer efetivamente?

Existem estratégias diversas para mensurar o quanto sua influencer converte em vendas com seu poder de atração: você pode vender seu produto online a partir de links que sua influencer divulga, anunciar cupons de desconto, e por que não fornecer além das amostras de seus produtos para demonstração em vídeo a uma influenciadora um catálogo digital que possa funcionar como um canal de vendas?

Conclusão

 O modelo tradicional de contratação de influencer baseado em cachê, pode ser ultrapassado em breve, tendo em conta o potencial que a influencer tem para converter público-alvo em cliente fidelizado. No curto prazo, pode parecer uma perda financeira para a influencer, mas no médio prazo seu ganho pode ser muito maior. 

Em tempos de redes sociais e compras on-line, uma influenciadora digital que combine com o que sua marca tem de melhor pode se tornar sua vendedora mais poderosa. Uma parceira de vendas que conta com a confiança de seus seguidores e pode apresentar seu produto para as pessoas certas. 

A Infotechnology é especialista em criar canais para vendas por parceiros: o FlipNet é uma solução pensada para revendedoras on-line que pode atender também à sua influencer. OFlipNet é a solução de catálogos, que conecta a rede de parceiros de venda online para o modelo de venda direta. O FlipNet foi desenvolvido pela Infotechnology que conecta milhares de revendedoras online em projetos de pequenas, médias e grandes empresas. Não importa se você está iniciando sua rede ou possui milhares de revendedoras, o iFlip que se adequa ao momento do seu negócio.

Fábio de Oliveira

Sócio da Empresa Infotechnology que criou o produto Flip.net. A plataforma Flip.net cria o modelo de venda por parceiros pessoa física e jurídica. Mestre em Engenharia da Computação pelo IPT-São Paulo, ex-professor de pós graduação em Marketing Digital, trabalhou em diversas empresas de e-commerce, tendo sido alocado em projetos internacionais em San Bruno (Califórnia) e Banglore (India). Atualmente, possui cases de sucesso em modelos de venda baseada em performance de parceiros em empresas como Avon, Arezzo, Malwee e diversas empresas de médio porte.