Como criar um Programa de Parceiros?

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Como um Programa de Parceiros Digitais pode ajudá-lo?

Os programas de parceiros digitais são tão poderosos que até empresas de vários bilhões em diferentes ramos, incluindo Avon , Arezzo , Amazon , Magazine Luiza, e milhares de outras, já utilizam esse modelo. E se a sua duvida for “como criar um programa de parceiros” vocês está no lugar certo.

Apesar de seu enorme sucesso, criar programas de parceiros digitais bem-sucedidos não é uma tarefa tão fácil no começo, mas com dedicação de tempo, esforço e planejamento estratégico, é possível sim atingir o nível de maturidade necessário para o sucesso de um programa. Segundo pesquisa da Forrester, “empresas que venceram a fase inicial e se tornaram maduras no modelo tiveram em média 28% mais vendas em relação a empresas que não criaram o modelo”.

O que é um Programa de Parceiros Digitais?

Um programa de parceiros digitais é uma estratégia para motivar e envolver os parceiros a fim de criar mais valor para os clientes, e aumentar as suas vendas. 

Agora você deve estar se perguntando “Como meu parceiro vai criar valor para os meus clientes?” A resposta é simples: a função do parceiro é representar a sua empresa, utilizando seus próprios discursos e conteúdos, com o propósito de levar a sua mensagem a possíveis clientes. 

1ª Etapa: Definição da proposta de valor

Nessa etapa, é importante que a proposta de valor ofereça uma vantagem clara, tanto para o cliente, quanto para o seu possível parceiro.

  • O que seus clientes ganharão com o uso dos seus produtos e serviços?
  • O que seus parceiros ganharão quando estiverem dentro do seu programa?

Se a sua proposta de valor for clara, e ambos entenderem, será muito mais fácil para seus parceiros digitais divulgarem seus produtos ou serviços.

2ª Etapa: Crie uma rotina de benchmarking 

Pesquise a fundo o seu concorrente que já possui um programa de parceiros digitais. Entenda o que eles estão fazendo, e procure responder às seguintes questões: Qual tipo de relacionamento estão desenvolvendo com seus parceiros digitais? Quais são as vantagens do programa? Quais são os perfis dos parceiros? Quais nichos eles pertencem?

Esses dados fornecerão muitos insights, que te ajudarão a desenvolver o seu canal de venda.

3ª Etapa: Definição dos parceiros digitais 

O sucesso de um programa de parceiros comerciais está no valor que cada parte obtém dela. Desta forma, seu parceiro depende muito do valor que você está criando para seus clientes. Mas é importante ressaltar que a escolha do parceiro, também é uma tarefa crucial, que influencia diretamente na performance do modelo. 

Entenda seu nicho, trace perfis ideais e ofereça seu programa para pessoas que realmente tenham mais fit com sua empresa, com a sua comunicação, com seus produtos ou serviços. 

Se possível, opte por pessoas que já conheçam sua marca, que já compram seus produtos, ou compartilharam alguma experiência positiva com relação a sua marca em redes sociais. Lembre-se, o seu cliente pode ser seu parceiro digital ideal, e se você ainda não explora esse público, a sua empresa está deixando dinheiro na mesa. 

Nesse momento defina como será feita a seleção dos seus parceiros, para que você não gaste dinheiro e esforço com parceiros que não poderão agregar valor ao seu modelo. Trace os perfis que mais se adequam a sua proposta.

Quais as vantagens de escolher um parceiro que já declara o seu amor pela marca?

Esses parceiros já entenderam a sua proposta de valor, e muito provavelmente vão querer associar suas imagens com sua marca, porque já acreditam em sua empresa, se identificam, se orgulham, pois já tiveram experiências positivas suficientes a ponto de fazer citações de sua marca mesmo sem uma parceria fechada.

4ª Etapa: Definição da motivação dos seus parceiros

Essa é uma das partes mais importantes da criação de um programa de vendas, aqui você definirá o que de fato motivará a dedicação do seu parceiro. Seja criativo, crítico e reflexivo. É importante ressaltar que deve ser um relacionamento de troca justa. 

Aqui é necessário fazer um exercício de empatia, se possível faça uma entrevista com seus parceiros, pergunte o que seria uma troca justa, quais são suas dúvidas, o que os levaria a entender mais sobre vocês, quais são suas expectativas, qual é o tipo de suporte que eles desejariam ter. 

Quando você tiver todas essas informações, é importante definir o que de fato sua empresa vai fazer para motivar, engajar e entregar todos esses esforços para seus parceiros. O parceiro vai perceber que é importante, que realmente se dedicam e isso contribuirá para o sucesso do seu negócio.

5ª Etapa: Definição das responsabilidades e expectativas para seu modelo de parceiros 

Vocês e seus parceiros são uma equipe, portanto tenham clareza em seus papéis. Comece definindo as atividades que precisam ser feitas, e o que cada um espera do outro.

Case de sucesso:

A Liv Up é uma marca de comidas saudáveis congeladas. Fundada em 2016, passou de 5 funcionários para 600 em quatro anos, um crescimento realmente extraordinário. Existem muitos motivos que definiram o sucesso da Liv Up, e um deles é um bom programa de parceiros. 

Não é necessário procurar muito para encontrar alguém falando sobre Liv Up, e o mais interessante, é que cada um fala de um jeito, não existe um texto pronto, cada parceiro cria seu próprio discurso de acordo com a sua perspectiva de experiência com a marca, mas não se engane, existe sim um material que auxilia o parceiro a se comunicar com responsabilidade.

A marca escolheu trabalhar com influenciadores, que tenham mais de 10 mil seguidores, e sempre deixou bem claro quais eram as responsabilidades de ambas as partes. É possível entender boa parte do seu modelo apenas lendo sua Landing Page de cadastro.

Aproveite para se inspirar, mas não esqueça que o segredo do seu sucesso está na sua personalização, tem que ser bom para o seu público, não existe uma fórmula mágica, e o desenvolvimento de um programa não deve ser linear, é necessário que se adapte ao seu cenário, seus parceiros, seu público e isso implica flexibilidade. 

6ª Etapa: Definir os KPI’s

Quando estamos falando de objetivos, precisamos automaticamente definir parâmetros que decidirão se você conseguirá alcançar seus objetivos ou não, se está sendo rentável ou não. Uma das vantagens de se apostar em um modelo de parceiros, é  que você consegue mensurar seus ganhos, através de links personalizáveis, ou cupons. 

7ª Etapa: Desenvolvimento de uma estratégia de marketing para programa de parceiros

Existe um modelo que pode ser utilizado para ajudar a definir sua estratégia, o modelo SOSTAC que “envolve a análise da Situação, Objetivos, Estratégia, Táctica, Ação e Controlo. Criado por Paul R. Smith, é um sistema simples concebido nos anos 90 mas com perfeita aplicação no Marketing Digital. (INBOUND WARE, 2020).

8ª Etapa: Definição de provedor de tecnologia para Social Selling

Nessa altura você já conseguiu definir boa parte de como vai funcionar o seu programa, mas existe um fator que pode ser decisivo para o sucesso do modelo. O provedor de tecnologia e expertise que te ajudará a colocar tudo isso em prática. 

Encontre seu provedor de tecnologia facilmente lendo nosso texto “Como escolher um fornecedor para criar seu modelo ideal de vendas por parceiros – Social Selling”.

Por fim, tenha em mente que não basta seguir somente esses passos, é importante que você continue aprimorando e inovando seu modelo. Atente-se com as novidades do mercado, e não deixe de acompanhar o seu concorrente.