O marketing de influência pode criar uma ótima oportunidade de negócio para empresas e marcas. Um influenciador pode colocar uma marca em uma ótima posição e ajudá-la a obter melhor visibilidade. Mas, por outro lado, quando a associação entre um influenciador e uma marca não é bem administrada, essas ações com influenciadores podem levar a uma influência negativa sobre a marca. Torna-se imprescindível apostar em uma estratégia que visa selecionar e acompanhar influenciadores que tenham mais fit com a marca.
Coloque suas preferências de lado, nem sempre aquele influenciador que você conhece é o melhor para sua marca. Aqui entenderemos a importância de se considerar alguns fatores que podem influenciar diretamente em seus resultados.
Para escolher um influenciador, você deverá prestar atenção à indústria que ele representa e sua conexão com o seu setor. Por exemplo, se você está planejando uma campanha de influenciadores para alguns bens de bebê, influenciadores de maternidade ou parentais são quase certamente a melhor opção.
Eles conhecem o tema, então serão confiáveis, terão (ou terão em breve) filhos e reúnem uma boa base de conhecimento e autenticidade, que por sua vez pode ser relacionado a sua marca.
Encontrar um influenciador que corresponda ao seu nicho não pode garantir o seu sucesso, mas com certeza vai aproximá-lo dele.
Muitos profissionais de marketing avaliam o valor de um influenciador olhando somente o número da base de seguidores do influencer, e acabam esquecendo de avaliar o real valor para prever resultados que podem gerar durante uma campanha potencial. Nem sempre um influenciador com milhões de seguidores te gerará os resultados que você espera e precisa. A dica é deixar de lado as métricas de vaidade e focar nas estatísticas que realmente importam, como taxa de engajamento, alcance em público-alvo e demografia do público.
Você se interessou em um influenciador por alguma razão, pode tê-los visto em outras campanhas de influenciadores ou anúncios. Embora uma determinada campanha possa ter chamado sua atenção, você também deve verificar todo o portfólio de campanhas ou o seu mídia kit.
Você pode descobrir suas conexões com concorrentes ou com marcas que não compartilham os mesmos valores que os seus. Portanto, não deixe de observar esses detalhes.
Além de conferir portfólios, você pode olhar os resultados gerados também. Se esses dados não estiverem disponíveis publicamente, você pode pedir aos influenciadores educadamente para passá-lo (se eles não forem restritos, claro).
Performance e engajamento baixos são mais prováveis de acontecer se você não estiver aberto sobre suas expectativas.
Fale abertamente sobre expectativas, pensar a longo prazo sobre marketing de influenciadores é um ganha-ganha se todos os elementos da campanha se encaixarem bem.
Diante disso, proponha uma conversa aberta e compromissos fundamentais. No entanto, não é tudo sobre o que você quer, mas também sobre o seu parceiro espera de você.
O modo como você aborda os influenciadores e as decisões que você toma durante essa seleção definirá boa parte do curso da sua campanha. Por fim, tenha em mente que não basta seguir somente esses passos, é importante que você continue aprimorando e inovando seu modelo. Atente-se com as novidades do mercado, e não deixe de acompanhar o seu concorrente.