Como manter meus parceiros motivados?

Tempo de leitura: 5 minutos

Programas de parceiros são uma maneira satisfatória de expandir-se para novos mercados, principalmente se você manter parceiros motivados e com uma boa performance.

A motivação é muitas vezes ignorada, mas esse elemento pode ser um dos fatores chave que garantirão o sucesso de seu programa. As empresas acabam não gastando tempo suficiente pensando em como motivar seus parceiros digitais. A maioria deles acredita que somente as comissões pagas os farão felizes, motivados e com boa performance. Eles estão errados. 

Vamos guiá-lo sobre os elementos-chave que te ajudarão a garantir parceiros motivados, tornando o seu programa um sucesso. Mas antes de começarmos a pensar em ideias de motivação, vamos primeiro entender o que significa “motivação”.

O que é motivação?

De acordo com Johnmarshall Reeve, pesquisador, psicólogo e ex-editor-chefe da revista especializada Motivation and Emotion “A motivação é um processo interno. Quer a definamos como um impulso ou uma necessidade, a motivação é uma condição dentro de nós que deseja uma mudança, seja em nós mesmos ou no ambiente. Quando aproveitamos esse poço de energia, a motivação dota a pessoa com o impulso e a direção necessários para se envolver com o ambiente de uma forma adaptativa, aberta e solucionadora de problemas”.

A motivação pode ser externa ou interna. Independente de qual for a fonte de motivação, ela leva as pessoas para um objetivo ou ajuda a mantê-las comprometidas com tarefas em questão. Isso pode ser um trabalho, curso ou estudo e até mesmo um exercício físico.
Especialmente no mundo dos negócios a motivação é especialmente essencial porque ajuda as empresas a utilizar seus recursos ao máximo. Aumentando a produtividade e eficiência de funcionários e parceiros você sentirá diferença em sua receita. Agora no ponto de vista do colaborador ou parceiro, a motivação aumenta a satisfação em relação ao trabalho.
Será necessário identificar o que motiva seus parceiros, sempre levando em conta que pode haver mais de um fator motivador.

Reflita

Imagine este cenário simples. Sua empresa fez de você o chefe de uma empresa de vendas e lhe deu a oportunidade de contratar 10 dos melhores vendedores. Você precisará atrair os mais inteligentes, talentosos e mais ativos profissionais. Um bom incentivo financeiro provavelmente atrairá essas estrelas inicialmente.
Mas você deve manter a sua equipe motivada, como você conseguirá fazer isso nos próximos meses e anos? Para manter a motivação da sua equipe e garantir um bom desempenho, você precisará investir em treinamentos, desenvolvimento de grandes processos de vendas e ferramentas. Você pode organizar eventos, competições de vendas, atividades, encontros e até missões.
A eficiência e rentabilidade de uma equipe de venda está no valor de vida do vendedor. Contratar e treinar um novo funcionário pode ser um grande custo e você quer garantir que esse funcionário permaneça em sua equipe com uma boa performance o maior tempo possível.

Geralmente, as empresas tendem a encurtar o tempo de rampa (o tempo que um novo contratado leva para se tornar produtivo), juntamente com uma boa gestão e cultura de trabalho.

Lembre-se, seus parceiros são essencialmente sua equipe de vendas estendida. Invista no seu sucesso da mesma forma que você deve investir em sua equipe de vendas internas. Pergunte-se: Como posso motivar meus parceiros? Como posso estender o valor de vida dos meus parceiros?

Identifique o que motiva seus parceiros

O dinheiro não deve ser o único fator motivador. É realmente um motivador importante, mas não é o único. O desejo de pertencer a uma comunidade, fazer parte de algo, construir algo legal, ser reconhecido e ouvido pode ser fatores motivadores para seus potenciais parceiros. Veja alguns exemplos de fatores motivadores especialmente em programas de parceiros e revendedores:

Melhor receita para parceiros :

As empresas precisam de receita, e esse continuará o motivador mais comum. Certifique-se de garantir que os esforços dos seus parceiros sejam recompensados e remunerados de forma justa.

Programas de Educação para parceiros digitais:

A maioria das pessoas gosta de aprender enquanto ganha. Programas de educação podem ser realmente bons para seus parceiros, garantindo aprendizado de habilidades valiosas.

Pertencimento de uma comunidade:

Fazer parte de algo, ser ouvido e ouvir pessoas pode ser um fator motivacional chave. Parceiros (assim como nós) procuram identificação, e certamente vão optar por estarem perto de quem mais se parece com eles.

Propósito do Programa de Parceria:

Criar um propósito convincente pela qual parceiros são atraídos também pode funcionar como uma grande motivação. Para isso você deve entender muito bem o seu papel no mundo e na sociedade.

Ferramentas de vendas para parceiros:

Grande parte dos programas de parceiros não oferece ferramentas de vendas realmente boas. Mas estes realmente funcionam como excelentes motivadores. Procure entregar a seus parceiros ferramentas tão boas quanto você entrega para sua equipe comercial, e veja os níveis de motivação subirem.

Certificações de parceiros:

Assim como os programas de educação, as certificações podem ser bem vistas tanto por parceiros quanto no ponto de vista do seu cliente final. Os clientes confiarão ainda mais em seus parceiros se souberem que eles foram treinados e “certificados” pela empresa. A percepção pode ser de que os parceiros são bons porque a sua empresa os selecionou e os treinou cuidadosamente. Já no ponto de vista do parceiro a certificação é como um investimento em seu crescimento.

Excelente suporte de programa de parceiros:

Certifique-se de que seus parceiros tenham seus problemas facilmente resolvidos. Se possível crie um canal de suporte ágil e que realmente solucione e tire as dúvidas.

Conclusão:

Ao construir seu próprio programa de parceiros, certifique-se de manter esses itens essenciais de motivação, em todos os momentos. Eles ajudarão você a evitar alguns dos maiores erros cometidos pelas pessoas que projetam programas de parceiros, e também garantirão que seu programa será extremamente bem sucedido.

O Flip.net é a única plataforma de tecnologia do mercado com uma solução completa e eficiente, que permite potencializar os resultados da sua equipe interna e do seu Programa de Parceiros Comerciais, através do Social Selling, de forma escalável e de remuneração por performance. Economize tempo do seu time, potencialize sua escala, ganhe market share e penetração de mercado, ao mesmo tempo fortalecendo sua brand awareness e business valuation. Para saber mais detalhes entre em contato conosco e marque uma reunião de apresentação da ferramenta com nossos consultores.