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COVID-19-Oportunidades em tempos de crise – Novos canais de venda

Tempo de leitura: 3 minutos

Nós do time do Flip.net, sempre acreditamos na importância dos múltiplos canais de vendas usando o digital. Nesse momento complicado, muitas empresas desejam rapidamente saltar do offline para o online. Também muitos parceiros, tais como lojistas, distribuidores, prestadores de serviço, de uma hora para outra, ficaram impedidos de trabalhar. Nosso compromisso é encurtar o prazo de implantação dos nossos clientes e ajudá-los encontrar formas criativas e rentáveis de vender e remunerar essa cadeia de parceiros, nesse momento fragilizado. Acreditamos que a curva de digital e o ecossisstema como um todo poderá sair fortalecido. Os dados reforçam, com a crise do COVID-19, a curva de vendas no digital teve um acréscimo acentuado .

O que está por vir?

Todos os países da Europa afetados pelo Coronavírus, tiveram um reforço e crescimento do canal de vendas online, tanto de produtos quanto de serviços. No Brasil, antes da crise, as vendas usando o digital já cresciam. A curva de novos entrantes no e-commerce mostra que tende a ocorrer um reforço.

Os projetos de e-commerce tendem a ser relativamente longos, leva um tempo para criar um e-commerce lucrativo, além de ser necessário um esforço massivo em mídia digital. Criar um e-commerce agora significa estar 100% operacional em 4 meses (indo além do trabalho da agência). Ou seja, esperamos que a crise já tenha passado nesse tempo.

Também implica em tirar da jogada quem mais vai precisar vender seu produto em algum tempo: sua rede de parceiros lojistas ou distribuidores. Por isso acreditamos que o Flip.net pode ser a solução nesse momento de crise.

Estamos trabalhando 24 horas neste momento de crise

Nossa missão, junto com nossos clientes é criar alternativas de remuneração de parceiros pessoa física e pequenos comerciantes. O Flip.net permite criar modelos de remuneração e ferramentas para a ‘ponta final’ indicar o produto no digital e manter seu fluxo financeiro. Tudo isso, sem a necessidade de se arriscar com contatos pessoais com o cliente comprador. Tudo ocorre de forma digital.

Uma típica configuração do Flip.net remunerando múltiplos parceiros:

1. Rapidez da implantação, senso de urgência na crise

O Flip.net em seu modelo simples não envolvem projetos de customização, mas apenas parametrização, sendo muito mais rápido e simples do que implementar um e-commerce. Ele vai te apoiar no momento em que você mais precisa. Estamos trabalhando 24 horas por dia para implementar rapidamente os novos parceiros que aderem ao modelo.

2. Inclusão da sua rede de parceiros

Ao contrário do e-commerce onde o empresário está sozinho na empreitada, o Flip.net é inclusivo, remunerando uma cadeia que participa da venda e que te ajudam a divulgar o produto. O investimento em marketing digital que cairia nos bolsos fundos do Facebook, Instagram, Google, é dividido entre uma rede de brand advocators, influencers, distribuidores ou lojistas que diretamente ou indiretamente participaram da venda, criando valor para toda a rede.

3. Fiscal e contabilmente viável

Dificuldade fiscal e contábil para justificar pagamentos a pessoa física é algo do passado. Para exemplificar, nos últimos anos, empresas como Magazine Luiza, por responsabilidade social e por análise do potencial do modelo, apostaram pesado em venda com parceiros pessoa física, por meio do “Magazine Com Você” faz ser possível a qualquer pessoa possuir uma loja online https://www.magazinevoce.com.br/ e ser remunerado a cada venda. O Flip.net cria modelos similares, de forma 100% aderente fiscal e contabilmente.

Conclusão

Apesar da crise, acreditamos que o mercado como um todo poderá sair fortalecido, abrindo novos canais digitais e procurando soluções alternativas.

Fábio de Oliveira

Sócio da Empresa Infotechnology que criou o produto Flip.net. A plataforma Flip.net cria o modelo de venda por parceiros pessoa física e jurídica. Mestre em Engenharia da Computação pelo IPT-São Paulo, ex-professor de pós graduação em Marketing Digital, trabalhou em diversas empresas de e-commerce, tendo sido alocado em projetos internacionais em San Bruno (Califórnia) e Banglore (India). Atualmente, possui cases de sucesso em modelos de venda baseada em performance de parceiros em empresas como Avon, Arezzo, Malwee e diversas empresas de médio porte.