Encontrar estratégias viáveis para incentivar o crescimento do seu negócio é essencial, independente do tamanho da sua empresa, essas estratégias definiram o seu sucesso a longo prazo. Para isso, algumas empresas recorrem a programas de parceiros, ou programas de social selling, como estratégia para atrair clientes e aumentar lucros. Segundo pesquisa da Forrester “Empresas que investem em parceiros geram mais receita”. Além disso, um programa de parceiros pode ser seu maior aliado para geração de branding, com presença significativa, relevante e diferenciada no mercado, que atrai, envolve e fideliza clientes.
Essa pode ser uma ótima maneira de inspirar crescimento para seu negócio, muitas empresas já estão se dando muito bem nesses programas, como por exemplo a Avon, Arezzo, Amazon, Magazine Luiza e centenas de outras.
Você já considerou um programa de parceiros para influenciadores, revendedores ou até mesmo seus clientes? Você ainda se sente hesitante por não ter certeza de quão bem um desses programas pode se adequar ao seu negócio? Se esse for o caso, continue aqui, vamos dar algumas sugestões que podem ajudá-lo a decidir se um Programa de Parceiros é adequado para seu negócio.
Uma das primeiras coisas que se deve olhar ao tentar decidir a aderência de um programa de social selling é quais serão os benefícios reais para o seu negócio. Dependendo do programa de parceiros que você escolher, você poder ter acesso a uma série de benefícios diferentes:
Atração de novos clientes;
Aumento de receita;
Geração de conteúdo orgânico;
Geração de branding;
Uma rede poderosa de parceiros que pode se tornar um asset da sua empresa;
Alguns programas também podem oferecer outros benefícios. Se você examinar os benefícios oferecidos por um determinado programa de parceiros você pode descobrir outros diversos fatores interessantes e importantes para o seu negócio.
Considere os custos e obrigações para implantação de um programa de parceiros
Programas Parceiros são destinados a ajudá-lo a crescer seu negócio, mas demandam tempo e investimento. Dependendo de como seu programa vai funcionar você pode esperar um investimento que pode ser relativamente baixo ou não para o seu negócio. No Brasil, a plataforma Flip.net apoia empresas não somente com a tecnologia, mas com outros aspectos contando com o know-how de implementação em empresas de pequeno, médio e grande porte, esse expertise pode favorecer empresas sem prévia experiência a iniciarem mais rapidamente e terem resultados mais rápidos em um nível de investimento relativamente baixo. Para saber mais detalhes entre em contato conosco e marque uma reunião de apresentação da ferramenta com nossos consultores.
Supondo que um programa de parceiros ofereça benefícios que são aderentes com o seu modelo de negócio e que o valor desses benefícios supere os custos, pergunte-se exatamente como será sua participação.
O programa exige que você aloque tempo e dedicação para executar a divulgação do programa, materiais de marketing para seus parceiros, treinamentos e campanhas. Entenda os detalhes do que é esperado do seu negócio a longo prazo e considere o quão bem isso pode funcionar.
Em alguns casos, a parceria pode ser bem simples quanto você fornecer material e instruções para sua rede, mas se você quiser ir além disso, tenha sua equipe preparada para desempenhar um programa de parceiros de sucesso, que depende um pouco mais de tempo e investimento, mas que em contrapartida te entrega um ROI superior.
Muitas empresas veem os programas de parceiros sendo semelhantes ao programa de afiliados ao consumidor, e, em certa medida, são. Mas do ponto de vista empresarial, no entanto, é importante olhar para o programa como uma parceria completa ao invés de um programa de afiliados. Verifique e considere o quais seus possíveis parceiros, e o que você pode esperar deles. Um programa de parceiros digitais é uma estratégia para motivar e envolver os parceiros a fim de criar mais valor para os clientes, e aumentar as suas vendas.
A função do parceiro é representar a sua empresa, utilizando seus próprios discursos e conteúdos, com o propósito de levar a sua mensagem a possíveis clientes.
Para colocar o seu programa no ar, você precisará criar um programa que se adeque a realidade da sua empresa, leia o guia “Como criar um Programa de Parceiros Digitais” para entender o passo a passo desde a criação até a escolha de fornecedores de tecnologia para seu novo modelo.
Depois de considerar outros aspectos do programa de parceiros, tente ter uma noção de como seus parceiros se sentem, quais são suas expectativas, anseios e dificuldades. Verifique o que a sua empresa pode fazer para promover a motivação dos seus parceiros. O dinheiro não deve ser o único fator motivador. É realmente um motivador importante, mas não é o único. O desejo de pertencer a uma comunidade, fazer parte de algo, construir algo legal, ser reconhecido e ouvido pode ser fatores motivadores para seus potenciais parceiros. Veja alguns exemplos de fatores motivadores especialmente em programas de parceiros e revendedores:
Melhor receita para parceiros;
Programas de Educação para parceiros digitais;
Pertencimento de uma comunidade;
Propósito do Programa de Parceria;
Ferramentas de vendas para parceiros;
Certificações de parceiros;
Excelente suporte de programa de parceiros;
A escalabilidade se refere à possibilidade de uma empresa crescer, tanto em faturamento quanto em número de clientes, com investimento relativamente baixo. Um negócio escalável permite que você atraia clientes e se relacione com eles, ao ponto de ganhar a confiança deles pela qualidade dos serviços ou produtos oferecidos. Gerir um programa de parceiros com planilhas e usando funcionalidades do e-commerce leva a um alto custo operacional e pouca escalabilidade, resultado em reclamações e falta de qualidade percebida dos parceiros e clientes. Para isso, o Flip.net oferece a estrutura completa para criar e gerenciar seu próprio Programa de Parceiros, com ferramentas que contemplam curvas de vendas agressivas, como campanhas de âmbito nacional.
Depois de considerar outros aspectos do programa de parceiros, tente ter uma noção de como os participantes se sentem no seu programa. Verifique avaliações e comentários online para ver o que eles falam e pensam sobre o seu modelo. Se possível mande pesquisas, crie scores de satisfação e tenha uma equipe que possa orientá-los caso surjam dúvidas ou problemas.
No final, criar um programa de parceiros pode ser uma grande bênção para o seu negócio. Antes de se inscrever para um, no entanto, vale a pena o esforço para garantir que ele realmente beneficiará seu negócio ao longo do tempo. Mais importante, você deve garantir que os benefícios valem a pena fazer parte do programa.