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Modelos de parceria usando digital – Tipos de modelo de venda

Tempo de leitura: 6 minutos

Sempre que se vai montar um modelo de venda por parceiros usando digital, uma série de dúvidas surgem na cabeça do empresário, além de uma série de preconceitos e questões. Portanto, criamos uma série de artigos de entendimento simples explicando aspectos ligados a conceitos, aspectos formais, jurídicos e fiscais, plataformas de venda e marketing de engajamento.

Sumário

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  • Refletindo sobre os modelos de venda
  • Os modelos de venda usando parceiros no digital
  • Existem 4 tipos principais de vendas por parceiro pessoa física usando digital, sendo elas
  • Modelo de afiliados
  • Modelo de venda direta digital
  • Modelo de multinível
  • Modelos de venda baseado em performance
  • Conclusão

Refletindo sobre os modelos de venda

Note que quando falamos em modelos de vendas usando parceiros, este é a regra e não a exceção. Todo empresário precisa de parceiros para vender seus produtos. Pense em exemplos:

Assim, refletindo sobre os modelos anteriores, podemos classificar a venda por parceiros:

  1. A venda por meio de parceiros pode ser tradicional (física) ou digital;
  2. A venda pode envolver parceiros internos e externos;
  3. Pode ser temporária ou perene;
  4. A venda pode ser com parceiros pessoa física ou parceiros pessoa jurídica;
  5. Pode ser formal ou informal

Os modelos de venda usando parceiros no digital

Quando falamos de modelos usando digital, uma sopa de letras se apresenta. Temos os modelos de venda B2B(Business to Business), B2C(Business to Consumer). Além disso, é comum ouvirmos falar de modelos B2B2C(Business to Business to Consumer) e C2C (Consumer do Consumer). A sopa de letras esconde sutilezas. Empresários acostumados com vendas de grande porte para distribuidores e que passam a vender para clientes finais podem ter uma curva de aclimatação.

Uma das mudanças maiores de empresas que vendem em modelos B2B e passam a vender em B2C é a legislação. Enquanto em modelos B2B há uma relação jurídica igualitária do direito empresarial, a venda B2C é apoiada pelo Código de defesa do consumidor e pela lei do E-commerce. Dentre outros pontos, a lei do e-commerce garante o direito de arrependimento do consumidor que em 7 dias pode cancelar ou trocar o produto sem justificativa maior. Esses pequenos detalhes podem embutir custos que levam o empresário ao prejuízo.

Quando falamos em parceiros, o modelo B2B2C é o que encontramos, por exemplo, no mercado livre ou nos marketplaces. Onde empresas se unem para vender para ó público final.

Modelos de venda por parceiros pessoa física usando o digital

Existem 4 tipos principais de vendas por parceiro pessoa física usando digital, sendo elas

  1. Modelo de afiliados
  2. Venda Direta(revendora digital)
  3. Venda baseada em performance
  4. Venda multi-nível digital

Modelo de afiliados

O modelo de afiliados talvez seja a forma mais antiga de parceria de venda usando digital, sendo que ela é anterior ao ‘boom’ das redes sociais. Nesse modelo, uma empresa fechava parceria com blogueiros e criava mecanismos de remuneração baseado em cliques.

Ex.: Um blogueiro postou um artigo comparando diferentes televisões e ao final do post, um link para um site que vendia cada um dos produtos.

Esse processo de clique e visualização do produto era rastreado, de forma que ao final do período apurava-se um valor por clique (ou um valor fixo mensal pela parceria).

Modelo de venda direta digital

Conceitualmente existe uma diferença entre o modelo criado por algumas marcas conhecidas de venda direta no digital e modelo de venda direta regulamentado pela lei 6.565 de 06/11/1978). Vamos explicar aqui o modelo regulamentado na lei. A venda direta caracteriza-se pela relação de venda entre empresa e um ‘revendedor’ que compra o produto e visa revendê-lo a terceiro mediante um lucro a ser auferido.

Nesse modelo, a relação comercial (nota fiscal de venda) ocorre entre empresa e revendedor. Por si só, esse modelo traz limitações e não é aplicável a todo ramo de atuação. Vide por exemplo, uma empresa que vende bens duráveis de alto valor agregado com garantia. O modelo não se torna muito escalável, porque nesse caso a garantia sai em nome da revendedora.

Também devido ao fato de no modelo de venda direta tradicional a revendedora comprar o produto, possivelmente para bens de alto valor agregado, esta não terá capital para executar muitas vendas.

Além disso, no Brasil, a venda direta possui um certo preconceito por parte de empresários e pessoas, pois é associada a produtos de baixa qualidade.

Essa venda se materializa no online, em cenários em que a revendedora se loga no online e compra com desconto, um produto de determinada empresa. É comum essa mesma empresa prover à revendedora 2 catálogos de preços, sendo o primeiro o ‘preço da revendedora’ e o segundo o ‘preço do cliente final’, permitindo à revendedora auferir lucro.

Modelo de multinível

O modelo multinível é cercado dos mesmos preconceitos da venda direta no Brasil, com um adicional: a confusão que se faz entre o modelo de pirâmide financeira. Ressalta-se aqui que há empresas sérias de venda multinível tais como Herbalife, Amway e Hinode. E que esse preconceito não tem sustentação real.Contudo, é fato que empresas se aproveitam dessa onda e acabam criando mecanismos fraudulentos que se encaixam na lei lei nº 1.521 de 1951.

O modelo de multinível caracteriza-se pelo comissionamento do parceiro, não somente na venda, mas na apresentação de um novo parceiro, e na hierarquia que esse venha a criar. O modelo de remuneração multinível tende a ser mais complexo que a venda direta, que não cria essa hierarquia.

Modelos de venda baseado em performance

Um novo modelo,livre dos preconceitos e limitações da venda direta e que pode ser considerado uma evolução do modelo de afiliados, é o modelo de vendas baseado em performance. Esse modelo ganhou força atualmente, sobretudo devido à força das influencers no digital. Hoje existem muitos jovens de todas as classes sociais que têm o sonho de ser um influencer digital. Eles esbarram na dúvida do empresário sobre a performance que podem apresentar no digital. Falamos dessa expectiava de jovens e empresário neste post https://flip.net.br/blog/venda-com-influencers-e-possivel-ter-luvro-e-impactar-socialmente/

O modelo baseado em performance permite conciliar a expectativa de ROI do empresário e uma remuneração 100% baseada em performance de venda para a influencer. Claro que nesse modelo, os cachês exorbitantes não tem vez, contudo, não raro vemos micro influencers com rendas próximas a R$4.000,00 mensais, sobretudo os que detém conhecimento de marketing digital. O mais interessante é que este modelo é 100% formal do ponto de vista fiscal e jurídico.

Conclusão

Quando falamos da venda baseado em parceiros no digital, trata-se da regra e não da exceção. Criar modelos que fomentem essa venda no digital pode garantir um canal rentável para empresas, contudo, empresas habituadas a modelos B2B devem ter cuidado ao entrar modelos B2C em que regras específicas se aplicam. A venda por parceiros pode ser um canal interessante para as empresas e os parceiros, em fases de uberização, pode ser uma renda extra/complementar com pouco esforço. O Flip.net, plataforma que tem a confiança de empresas de diversos portes implementa a venda baseada em performance e é um excelente novo canal de venda para empresas de todos os portes. Saiba mais em flip.net.br

Fábio de Oliveira

Fábio de Oliveira é sócio da Empresa Infotechnology que criou o produto Flip.net. A plataforma Flip.net(flip.net.br) cria o modelo de venda por parceiros pessoa física e jurídica. Mestre em Engenharia da Computação pelo IPT-São Paulo, ex-professor de pós graduação em Marketing Digital, trabalhou em diversas empresas de e-commerce, tendo sido alocado em projetos internacionais em San Bruno (Califórnia) e Banglore (India). Atualmente, possui cases de sucesso em modelos de venda baseada em performance de parceiros em empresas como Avon, Arezzo, Malwee e diversas empresas de grande e  médio porte.

Guia – Como viabilizar o modelo de vendas por parceiros no digital
Guia – Como viabilizar o modelo de vendas por parceiros no digital

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