Capa de uma escada com 4 passos para uma estratégia de Social Selling bem-sucedida

Ultimamente muito se fala do conceito de ter uma estratégia de social selling. No entanto, não é de admirar que o social selling seja popular, especialmente com o aumento do uso das mídias sociais. Qualquer negócio pode encontrar o seu público usando pelo menos alguma das principais mídias sociais.

De acordo com uma pesquisa promovida pela Hootsuite em parceria com a agência We Are Social cerca de 4,33 bilhões de pessoas estão em alguma rede social, isso é metade da população mundial. Acesse o relatório aqui.

 

Gráfico em inglês mostrando o aumento de usuários nas redes sociais

No intervalo de um ano, usuários de redes sociais passaram a representar 55% da população mundial.

De fato, mais de 50% da população mundial usam mais de uma plataforma de mídia social e esse número, sem dúvida, continuará a crescer. 

Embora muitas empresas tenham implementado uma estratégia de social selling, nem todas necessariamente alcançam o sucesso.

Seguindo o processo abaixo de 4 etapas, sua empresa estará a caminho de ter uma estratégia de venda social bem-sucedida.

Passo 1: Divida sua estratégia de social selling em duas partes

Quando se trata do sucesso de um programa de social selling você precisa saber desde o início que deve existir uma divisão de estratégia entre a prospecção de saída e inbound marketing.

Prospecção de saída: A primeira parte envolve reunir inteligência e aprender o máximo possível sobre seus clientes — um processo conhecido como “prospecção de saída”.

Inbound Marketing: A segunda metade é o inbound marketing, um processo focado em atrair, converter e encantar clientes através do conteúdo. 

Passo 2: Defina os objetivos do seu programa de social selling

Embora o social selling seja importante para fechar mais negócios, o processo é na verdade mais do que apenas isso. É por isso que é importante alinhar os objetivos da empresa com a equipe responsável pelo programa e principalmente com seus parceiros de programa.

  • Qual é o principal objetivo
  • Quais são as metas
  • Quais são as expectativas

Aumento na receita é algo realmente valioso, mas ser capaz de ter mais conversas, envolver perspectivas com o conteúdo e aumentar as pontuações de parceiros vai ajudar a fortalecer o negócio globalmente.

Todos esses objetivos devem ser igualmente importantes, porque se você se concentrar apenas em um aspecto, você está perdendo o panorama geral de sua estratégia.

Passo 3: Invista na educação da sua equipe

Antes de uma campanha de social selling  ser lançada em vários países, é importante que todos sejam educados sobre a estratégia. 

Nos últimos anos, a social selling tornou-se uma peça altamente respeitada para as empresas implementarem, mas ainda pode ser relativamente nova para a maioria das pessoas.

Mesmo que os objetivos e a missão da sua empresa estejam claramente definidos para o programa de social selling, você ainda deve se atentar a compreensão que os seus funcionários têm em relação ao seu programa.

Se os funcionários não têm certeza da importância da sua estratégia de social selling, eles dificilmente poderão compreender a oportunidade que esse programa é capaz de fornecer.

No entanto, mesmo que a maioria dos funcionários participantes entenda, cada empresa terá uma reviravolta única em seu programa e precisará de algum treinamento.

Antes de investir em um programa de parcerias, você deve desenvolver a infraestrutura central para educar sua equipe através de treinamentos, guias, ou até mesmo demonstrações.

Passo 4: Escolha as ferramentas certas para ajudar sua empresa a crescer 

Uma estratégia de venda social bem-sucedida pode ser um processo demorado, mas com  investimento certo esse processo pode ser muito mais rápido e certeiro.

Sabemos o quão desafiador é alocar recursos de tecnologia para a criação de programa escalável.

O recomendável nesse caso é escolher um bom fornecedor de tecnologia, que seja capaz de criar toda a estrutura necessária para um programa do início à expansão do seu modelo.

Para isso, conte com a equipe do Flipnet, que é a única plataforma de tecnologia do mercado com uma solução completa e eficiente, que permite potencializar os resultados da sua equipe interna e do seu Programa de Parceiros Comerciais, através do Social Selling, de forma escalável e de remuneração por performance. Economize tempo do seu time, potencialize sua escala, ganhe market share e penetração de mercado, ao mesmo tempo fortalecendo sua brand awareness e business valuation. Para saber mais detalhes entre em contato através do nosso site, e marque uma reunião de apresentação da ferramenta com nossos consultores.